
O 20º jogo de Luan na temporada reservou emoções distintas para o atacante. Os dois gols marcados na goleada por 4 a 0 sobre o Zamora, na Libertadores, deixaram a marca do camisa 7 ainda mais funda na história do Grêmio. Goste ou não o torcedor, o movediço atacante é o artilheiro da Arena, ao lado de Hernán Barcos – e ainda segue no clube, o que lhe dá inúmeras chances de se isolar. Somado a isso, ainda superou Renato Portaluppi na lista de gols marcados na competição com a camisa gremista. O pênalti perdido ficou em segundo plano perto da atuação e as novas marcas.
Na partida, Luan completou grande jogada de Pedro Rocha e converteu um pênalti no primeiro tempo. Balançou a rede duas vezes e chegou a 28 gols dentro da Arena, mesmo número de Barcos. O Pirata, porém, por ora não tem chance de ampliar a marca, a não quer que aconteça um retorno. E o atacante gremista terá pela frente os próximos compromissos.
– Não me preocupo com isso. Procuro ajudar o Grêmio. Fizemos uma grande partida. Poderíamos ter feito muito mais gols. Vamos trabalhar para que possa fazer nos próximos – disse Luan na saída de campo.
Além da marca no estádio, Luan também chegou aos seis gols marcados pelo Tricolor na Libertadores. Na lista dos artilheiros gremistas, ultrapassou nada menos que seu chefe, Renato Portaluppi, ídolo e campeão da competição em 1983. Justamente ele, horas antes reconhecedor da ausência de “peso” da 7 no seu comandado. Acima de Luan não há nenhum jogador em atividade
As marcas ajudam Luan a deixar o nome marcado na história do clube. Somam-se a elas o título da Copa do Brasil, no ano passado, como um dos protagonistas. Com cinco gols, Luan e Barrios dividem a artilharia do Grêmio nesta edição da Libertadores. O paraguaio, inclusive, aparece na lista com o mesmo número de gols na competição continental do que Renato.
A torcida, aos poucos, deixa o ranço de lado com o atacante, sempre um dos mais cobrados. Talvez por entender que cada minuto jogado é também um minuto a menos para ver Luan no Grêmio. Mais valorizado do elenco, o camisa 7 é a bola da vez na próxima janela de transferências. Antes da goleada, o presidente Romildo Bolzan Júnior deixou claro que não terá como segurar jogador que seja se a oferta atingir patamares altos e o clube “se sentir contemplado”.
– Qualquer clube está sujeito a perder jogador. Para o bem do clube e do jogador, não tem que segurar. O maior exemplo, estamos com oito, nove jogadores no departamento médico. A equipe continua dando conta do recado. É assim no futebol. Os jogadores são vendidos. Você contrata jogadores. A maioria dos clubes está com essa dificuldade financeira. Os jogadores do Grêmio podem ser vendidos a qualquer momento – comentou Renato.
Ou então por perceber a importância do atacante no time. Em 20 jogos, são nove gols e quatro assistências, além de nove participações em jogadas de gol. Está envolvido em 51% dos gols do time quando esteve em campo – 22 de 43 marcados pela equipe gremista.
Luan também tem negociação em andamento para renovar contrato com o Grêmio. Atualmente, seu vínculo vai até setembro de 2018. Ou seja, estará livre para assinar pré-contrato com outra equipe a partir de março do ano que vem. O Tricolor avançou nas negociações, acertou alguns pontos, mas ainda precisa ajustar detalhes com o empresário Jair Peixoto.
O Grêmio volta aos trabalhos na tarde desta sexta-feira, no CT Luiz Carvalho. No domingo, enfrenta o Sport, no Recife, com time reserva. Os titulares voltarão a atuar contra o Fluminense, na próxima quarta, pelo jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil.