
O caminho do tetra da América do Grêmio passa pela Argentina. Após eliminar o Estudiantes nos pênaltis, o Tricolor terá pela frente o Atlético Tucumán nas quartas de final da Libertadores. Se conseguir a classificação, novamente o time de Renato Portaluppi terá um “hermano” pela frente.
Quem passar entre Grêmio e Atlético Tucumán vai encarar o vencedor do duelo argentino entre River Plate e Independiente na semifinal. O River chegou às quartas de final após golear o Racing nessa quarta-feira enquanto o Rojo eliminou o Santos por conta da escalação irregular de Carlos Sánchez.
Pensando em uma final, o Grêmio também pode encarar um time argentino. Na outra chave está o Boca Juniors, que ainda enfrenta o Libertad nesta quinta-feira pela volta das oitavas de final. Caso avance para as quartas, o Boca será o adversário do Cruzeiro. No outro confronto da chave, o Colo-Colo espera pelo vencedor de Palmeiras e Cerro Porteño, que também se jogam nesta noite. O time brasileiro tem grande vantagem por ter vencido a partida de ida, no Paraguai, por 2 a 0.
Estatística favorável
A torcida do Grêmio tem motivos para ficar confiante com a sequência de duelos que o clube terá contra argentinos. Desde que Renato Portaluppi retornou ao clube, em 2016, o Tricolor enfrentou times da Argentina em quatro mata-matas – três da Libertadores e uma na Recopa – e venceu todos.