Enquanto o técnico Renato Portaluppi define preservações de acordo com a competição, a sequência de jogos de Victor Ferraz é garantida no Grêmio. Sem Orejuela, o lateral-direito ganha outra chance neste sábado, contra o Ceará, às 19h, na Arena, pela 21ª rodada do Brasileirão. Ele é o lateral com o maior número de passes para gols e volta a jogar na Série A após um mês.

São três assistências, uma no Gauchão, uma no Brasileirão e outra na Copa do Brasil. Cortez, Guilherme Guedes e Diogo Barbosa têm uma, cada. Orejuela não deu passe para gol — embora tenha balançado as redes na vitória sobre o Bragantino.

Ferraz também tem um gol anotado em 2020, na vitória sobre o América, em Cali, pela Libertadores. Começou o ano como titular, mas uma lesão abriu espaço para Orejuela assumir a posição. O colombiano defende a seleção de seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Victor Ferraz em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Victor Ferraz em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A diferença de jogos entre os dois laterais-direitos do Grêmio é grande. Orejuela atuou em 15 partidas pela Série A, enquanto Ferraz tem só quatro partidas. Ele não joga a competição desde a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, há exato um mês, na Arena.

O que gera discrepância nos números. Ferraz tem quatro desarmes feitos e dois incompletos no Campeonato Brasileiro, com média de 1,5 por jogo. Orejuela soma 45 desarmes e outros 12 incompletos – média de 3,8 por partida.

JOGOS EM 2020

CompetiçãoVictor FerrazOrejuela
Gauchão117
Libertadores34
Brasileirão415
Copa do Brasil3
Total2126

Victor Ferraz fez 21 jogos em 2020, três em Libertadores, três em Copa do Brasil e 11 no Gauchão, além dos quatro no Brasileiro. Já Orejuela acumula quatro jogos pela Libertadores e sete pelo Estadual, além das partidas já citadas, resultando em 26 na temporada.

O Grêmio é o oitavo colocado no Brasileirão com 30 pontos e tenta entrar no G-6 pela primeira vez na temporada. O duelo contra o Ceará está marcado para as 19h deste sábado, na Arena.



Veja também