Ainda será distante da Arena ou de qualquer um dos estádios do interior gaúcho, mas o Grêmio dará uma primeira amostra do que os torcedores podem esperar do time para os compromissos iniciais pelo Gauchão. Nesta sexta-feira, o técnico César Bueno comanda o Tricolor em jogo-treino contra o Avenida, às 16h, no CT Luiz Carvalho, em teste inaugural para sua equipe, a cinco dias da estreia no Campeonato Gaúcho, diante do São Luiz, em Ijuí.
A formação titular, claro, não contará com os principais jogadores do elenco de Renato Portaluppi, ainda em férias merecidas após um 2017 de ouro, e é mantida como incógnita pelo treinador. A amostra diante do Avenida deve encaminhar o time para a primeira rodada do estadual.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/01/11/27823708239_495d5ca161_o.jpg)
Até o momento, Bueno armou um time com 11 jogadores apenas nos dois últimos treinamentos, na quarta e na quinta-feira. As atividades tiveram duas equipes bastante modificadas, com um total de sete trocas e apenas três remanescentes: Paulo Miranda, Dionatã e Thonny Anderson. A única questão já delimitada é o esquema: o 4-1-4-1.
Serão apenas 90 minutos. Tempo suficiente para ter uma palhinha dos reforços Paulo Miranda, Thaciano, Alisson e Thonny Anderson e de garotos menos conhecidos da torcida, ao lado de atletas que já ganharam mais destaque ao longo da última temporada. Abaixo, o GloboEsporte.com esboça um provável time inicial e aponta as principais atrações do Grêmio para o jogo-treino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/c/J/zzWl51TrC0ygFHEsbNqQ/campinho-9-.png)
Reforços
O teste contra o Avenida servirá de estreia “extra-oficial” aos quatro atletas contratados pelo Grêmio para a temporada. Do quarteto, quem mais se destaca nos treinamentos é Alisson, que chegou ao clube como parte do negócio que envolveu a saída de Edílson ao Cruzeiro.
O atacante chamou atenção no treino da última quarta-feira, instantes antes de sua apresentação. Nesta quinta, anotou um belo gol, ao encobrir o goleiro Breno (confira no vídeo abaixo). Mas… Sua condição física deve deixá-lo fora da formação inicial. O atacante encerrou a temporada passada em 3 de dezembro e se apresentou depois dos demais.
O único dos reforços que deve iniciar em campo é o zagueiro Paulo Miranda, que sempre figurou na formação titular de César Bueno. O defensor tende a ser o reserva imediato de Pedro Geromel e Kannemann no decorrer da temporada. Thonny Anderson e Thaciano também têm chances de começar a partida, atuando centralizados no meio-campo. Ambos, porém, não atuam desde novembro.
Chance de mostrar serviço
O elenco comandado por César Bueno guarda alguns nomes que ainda não despontaram a ponto de cair no conhecimento geral da torcida e que têm a primeira chance de mostrar serviço no time profissional, até para cavocar um espaço para a sequência de 2018. Mas que já treinaram sob os olhares de Tite às vésperas do duelo com o Equador, na Arena, como Guilherme Guedes. O lateral-esquerdo deve iniciar o jogo-treino e ser o titular da equipe neste início de Gauchão, com chances até de brigar por espaço para permanecer no elenco principal ao longo do ano.
Entre novidades, o peruano Marco Saravia também deve ganhar minutos dentro de campo. Até porque o zagueiro de 18 anos foi contratado do Deportivo Municipal, do país natal, com vínculo de empréstimo apenas até o final do ano, para atuar na categoria sub-20. Outro destaque da zaga é Anderson, que deve formar a zaga titular ao lado de Paulo Miranda.
– É um grupo forte, que terminou o Brasileirão contra o Atlético-MG. Temos muita expectativa, estamos reforçando isso, veio o peruano, joga o Anderson, Thonny, mais outros. A política como formação é verdadeira. Estamos procurando as contratações, não é a regra, mas é a política principal – afirma o presidente Romildo Bolzan.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/08/28/36877385955_35ef57eddf_o.jpg)
“Velhos” conhecidos
César Bueno também deve observar o funcionamento da estrutura do time com alguns atletas já conhecidos desde a última temporada e que ganharam minutos até sob o comando de Renato Portaluppi. Com direito a terem anotado o primeiro gol como profissional. Dionathã deve ser figura recorrente ao atuar aberto como extrema tanto pela direita quanto pela esquerda – o atacante marcou um dos gols da goleada por 5 a 0 sobre o Sport, no ano passado, na Arena.
Ainda no setor ofensivo, Pepê e Lucas Poletto alternarão minutos para atuar mais adiantados, com característica de velocidade para o ataque. Ambos balançaram as redes na reta final do ano passado, contra Atlético-MG e Atlético-GO, respectivamente. A chance é especial, aliás, a Poletto, que renovou seu contrato recentemente, mas por apenas seis meses.
Há ainda a dupla de meias Patrick e Jean Pyerre, que viraram xodós da torcida no ano passado, a ponto de terem seus nomes pedidos para ser inscritos na Libertadores. Ambos atuaram com frequência na reta final do ano passado e devem ser titulares neste início de ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/p/4/GfVn0URZKiV3k8YeRYgQ/37519392441-def66db4fb-o.jpg)