Neste domingo, Renato terá a chance de colocar à prova o jogador que chegou que para ser alternativa (ou parceiro) de Luis Suárez. Em sua terceira partida pelo clube gaúcho, João Pedro Galvão terá a difícil missão de substituir o camisa 9 na Vila Belmiro. O ambiente, no entanto, não é desconhecido para o atacante que tem passagem pelo Santos de Neymar.

Contratado há cerca de duas semanas, o camisa 11 já foi titular ao lado de Luisito na vitória sobre o Fluminense e ingressou durante a partida na derrota para o Flamengo, pelo Copa do Brasil. Com o camisa 9 suspenso pelo terceiro amarelo, ele deve ser o escolhido para atuar como centroavante.

Durante boa parte da temporada, o Grêmio esteve em uma busca incessante por um jogador da posição para ser reserva de Suárez. Diego Souza não conseguiu ser esse cara, e o jovem André Henrique ainda não parece estar pronto para assumir tal responsabilidade.

O departamento de futebol gremista vasculhou o mercado e nos últimos dias da janela de transferências buscou João Pedro Galvão na Turquia, mais especificamente no Fenerbahçe. O jogador pode fazer mais de uma função no ataque e agora será testado em um novo posicionamento.

João Pedro Galvão em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

João Pedro Galvão em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Nos dois jogos que fez pelo Grêmio até o momento, em ambos ele atuou como segundo atacante, ao lado de Suárez. Dessa vez, não terá o uruguaio no seu lado. Com contrato por empréstimo até julho do ano que vem, é a chance também do jogador mostrar sua importância no grupo.

Para isso, Galvão retornará a um lugar que conhece bem. Em 2012, o atacante defendeu a camisa do Santos, mas por pouco tempo e sem nenhum destaque. Foram apenas 10 jogos e nenhum gol pelo Peixe. Nesse período, chegou a jogar com Neymar.

Foi na Itália onde João ganhou os holofotes. Foram oito temporadas defendendo o Cagliari, clube no qual o atacante mais balançou a rede e virou ídolo. Na última temporada europeia, ele se transferiu para o futebol turco e apesar de ser bastante utilizado quando esteve à disposição não deixou muitas saudades por lá.

João Pedro, Vladimir e Neymar nos tempos de Santos — Foto: Ivan Storti / Santos FC

João Pedro, Vladimir e Neymar nos tempos de Santos — Foto: Ivan Storti / Santos FC

A volta ao Brasil foi em busca de mais espaço em um futebol considerado competitivo. Contra o Fluminense, foi titular e saiu no segundo tempo. Contra o Flamengo, no Maracanã, o atacante entrou na etapa final, mas pouco contribuiu.

João Pedro ainda está em um processo de adaptação ao clube gaúcho e à metodologia de trabalho da comissão de Renato Portaluppi. Do ponto de vista físico, o jogador foi bem elogiado nos bastidores. Nesta tarde, a partir das 16h, terá a oportunidade de mostrar outras credenciais. Santos e Grêmio se enfrentam na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Brasileirão.



Veja também