A mais nova opção de Renato Portaluppi pode, a partir desta segunda-feira, ser registrada como jogador do Grêmio. Com a abertura da janela para registro de transferências, o clube gaúcho tem a expectativa de contar com Marinho já na quarta-feira, na volta do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, na Arena. Mas a presença do reforço não depende apenas dos esforços tricolores.
A liberação do meia-atacante também passa pelas mãos chinesas. Toda a documentação de Marinho está em dia e pronta para dar andamento ao processo de mudança de clube a partir desta segunda. No entanto, o Grêmio precisa fazer o registro da tramitação no Transfer Match System, o TMS – dispositivo da Fifa que valida as negociações internacionais de jogadores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/x/E/auB8mvQdqfgEUt3uyYaw/43344262971-4b50c70230-o.jpg)
Marinho precisa ser regularizado pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Além do Grêmio e da CBF, o Changchun Yatai e a federação chinesa também precisam liberar no sistema a transferência de Marinho. Por isso, independe exclusivamente dos gaúchos o sucesso da inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) até 24 horas antes da partida diante do Galo. Mas a expectativa do Tricolor é positiva.
– A janela abrindo, tem todo o procedimento burocrático do TMS. Tem que inserir os dados, o clube chinês também, passar pela federação chinesa, a CBF dar o ok. É um trâmite burocrático que não depende só do nosso esforço. A gente espera que ele (Marinho) esteja em condições de jogo para a quarta, mesmo com o fuso horário – explicou Zanotta ao GloboEsporte.com.
Além de Marinho, o Grêmio tem outro jogador na mesma situação: o meia Lincoln, novamente no clube após empréstimo ao Rizespor, da Turquia. Para ser utilizado por Renato, ele precisa ter seu registro novamente publicado no BID.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/07/15/campinho_iPIjHZc.png)
Provável time do Grêmio para enfrentar o Atlético-MG (Foto: Infoesporte)
A importância de Marinho é maior, a julgar pela situação de Everton. O titular não treinou nos últimos dias, por conta de um desconforto muscular, mas ainda pode estar à disposição para o duelo contra os mineiros. No entanto, se não tiver condições, o novo contratado é a primeira opção para o sistema ofensivo.
Com a perspectiva de boas notícias fora de campo, e dentro dele também, devido às prováveis baixas da equipe, o Grêmio retorna aos treinamentos na manhã desta segunda-feira. Na quinta colocação com 20 pontos, recebe o Atlético-MG às 21h45 de quarta, na Arena, quando será retomada o Brasileirão.