A mais nova opção de Renato Portaluppi pode, a partir desta segunda-feira, ser registrada como jogador do Grêmio. Com a abertura da janela para registro de transferências, o clube gaúcho tem a expectativa de contar com Marinho já na quarta-feira, na volta do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, na Arena. Mas a presença do reforço não depende apenas dos esforços tricolores.

A liberação do meia-atacante também passa pelas mãos chinesas. Toda a documentação de Marinho está em dia e pronta para dar andamento ao processo de mudança de clube a partir desta segunda. No entanto, o Grêmio precisa fazer o registro da tramitação no Transfer Match System, o TMS – dispositivo da Fifa que valida as negociações internacionais de jogadores.

Marinho precisa ser regularizado pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Marinho precisa ser regularizado pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Além do Grêmio e da CBF, o Changchun Yatai e a federação chinesa também precisam liberar no sistema a transferência de Marinho. Por isso, independe exclusivamente dos gaúchos o sucesso da inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) até 24 horas antes da partida diante do Galo. Mas a expectativa do Tricolor é positiva.

– A janela abrindo, tem todo o procedimento burocrático do TMS. Tem que inserir os dados, o clube chinês também, passar pela federação chinesa, a CBF dar o ok. É um trâmite burocrático que não depende só do nosso esforço. A gente espera que ele (Marinho) esteja em condições de jogo para a quarta, mesmo com o fuso horário – explicou Zanotta ao GloboEsporte.com.

Além de Marinho, o Grêmio tem outro jogador na mesma situação: o meia Lincoln, novamente no clube após empréstimo ao Rizespor, da Turquia. Para ser utilizado por Renato, ele precisa ter seu registro novamente publicado no BID.

Provável time do Grêmio para enfrentar o Atlético-MG (Foto: Infoesporte)

Provável time do Grêmio para enfrentar o Atlético-MG (Foto: Infoesporte)

A importância de Marinho é maior, a julgar pela situação de Everton. O titular não treinou nos últimos dias, por conta de um desconforto muscular, mas ainda pode estar à disposição para o duelo contra os mineiros. No entanto, se não tiver condições, o novo contratado é a primeira opção para o sistema ofensivo.

Com a perspectiva de boas notícias fora de campo, e dentro dele também, devido às prováveis baixas da equipe, o Grêmio retorna aos treinamentos na manhã desta segunda-feira. Na quinta colocação com 20 pontos, recebe o Atlético-MG às 21h45 de quarta, na Arena, quando será retomada o Brasileirão.



Veja também