Itamar Aguiar/AFP

Não poderia haver melhor momento na temporada para que Luan e Everton retomassem a parceria de anos recentes. A dupla volta a atuar lado a lado após período do Cebolinha na seleção e, juntos, estão invictos no Brasileiro. Também são os responsáveis por mais da metade dos gols gremistas na competição. Ambos terão um ensaio “teste” nesta quarta, diante do Bahia, antes da decisão do ano do clube ao encarar o Flamengo pela Libertadores, na próxima semana.

A prova de tal entrosamento ser acima da média estão nos números deste Brasileirão. Luan e Everton estão invictos na competição quando começaram juntos como titulares. Ainda que a amostragem seja de apenas cinco jogos, a dupla tem duas vitórias e três empates, totalizando um aproveitamento de 60%.

Jogos da dupla Luan-Everton:

  • 4ª rodada: Corinthians 0 x 0 Grêmio
  • 17ª rodada: São Paulo 0 x 0 Grêmio – 17ª rodada
  • 20ª rodada: Santos 0 x 3 Grêmio (Everton e Luan marcaram)
  • 21ª rodada: Grêmio 6 x 1 Avaí – Luan
  • 23ª rodada: Grêmio 0 x 0 Corinthians

O alto desempenho segue uma constante até analisando os números individuais de cada. Luan tem quatro gols e seis assistências em 19 jogos pelo Brasileirão. Já Everton marcou oito vezes e deu quatro passes para gol em 18 partidas. Somadas as participações diretas, a dupla é responsável por 22 dos 43 gols marcados no Nacional — o segundo melhor, atrás apenas do Flamengo. A metade (51%) dos gols anotados pelo Grêmio.

O protagonismo da dupla no Grêmio não é mera coincidência. A parceria é antiga, desde o tempo em que ambos davam seus primeiros passos na base gremista. Em 2014, Luan subiu para o profissional meses antes de Everton. Desde então, os dois têm empilhado títulos, como as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, além de ostentarem a artilharia da Arena. O camisa 7 leva 41 gols na casa gremista contra 39 do 11.

Everton e os outros dois convocados se apresentaram nesta terça-feira. Pelo Brasil, Matheus Henrique não entrou em campo no domingo, no empate em 1 a 1 com a Nigéria, enquanto o Cebolinha atuou por 45 minutos. O argentino Kannemann jogou toda a partida na goleada por 6 a 1 sobre o Equador, também no domingo.

O provável Grêmio tem: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Luan e Everton; Diego Tardelli.

O Grêmio enfrenta o Bahia na Arena às 19h15 desta quarta pela 26ª rodada do Brasileirão. Atualmente, os gaúchos estão na sexta colocação, com 41 pontos, dois atrás do Corinthians, o quarto colocado. O Timão pega o Goiás às 21h30, enquanto o São Paulo, o quinto, com a mesma pontuação do rival e menor saldo de gols, enfrenta o Cruzeiro às 21h. O Tricolor tenta confirmar o bom momento. No returno, é a terceira melhor campanha, com 13 pontos conquistados, só três a menos que o Flamengo.



Veja também