Invicto em 2023, o Grêmio entrou em uma semana decisiva, com uma sequência de três jogos eliminatórios. Além da Copa do Brasil, na quinta-feira, a equipe terá a semifinal do Gauchão pela frente nos dois finais de semana. Não à toa, Renato já virou a chave e o clima é de decisão no CT Luiz Carvalho.
Em dois dias, o Tricolor recebe o Ferroviário, em casa, pela segunda fase da Copa do Brasil, em confronto único. Depois de passar o Campinense, o clube embolsou R$ 1,7 milhões. Caso avance para a terceira fase, colocará nos cofres mais R$ 2,1 milhões.
O Grêmio encerrou no fim de semana a fase classificatória do Gauchão com 9 vitórias e dois empates e a liderança do campeonato, sendo sete pontos na frente do segundo colocado. Na temporada, são 89,7% de aproveitamento.
O retrospecto recente e o time encaixado apontam um suposto favoritismo gremista para as próximas decisões. No entanto, o ambiente já é de seriedade nos bastidores.
Logo na reapresentação, nesta segunda-feira, a comissão técnica fechou os portões para a imprensa na parte final da atividade, pois o grupo trabalhou cobranças de pênaltis. Se o duelo com o Ferroviário terminar empatado, a classificação será definida nas penalidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/S/A/W9JCn0SFqCgBq5dAFV7Q/renato.elenco.gremio.jpg)
Renato, treinador do Grêmio, em conversa com os jogadores — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Além disso, a partir desta terça-feira, os treinamentos já serão sem a presença de jornalistas. Nesta manhã, apenas os primeiros minutos do aquecimento terão acesso liberado. Na quarta, véspera do confronto, o trabalho será totalmente fechado.
Será uma maratona no CT Luiz Carvalho nos próximos dias. Pois na sexta-feira os jogadores já se reapresentam depois da Copa do Brasil e iniciam a preparação para encarar o Ypiranga. No dia seguinte, é treino pela manhã e viagem para Erechim.
No domingo, o Tricolor visita o Canarinho, no Colosso da Lagoa, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Para esse jogo, Renato não contará com o lateral João Pedro, expulso na última rodada. A volta será no sábado seguinte, dia 25, na Arena, em Porto Alegre, quando Carballo será baixa, convocado pelo Uruguai.
A comissão técnica irá contar com praticamente todos jogadores da equipe principal. O desfalque é Geromel, que sequer estreou na temporada e tem previsão de retorno para o início de abril.
Com os resultados favoráveis em campo, o clima segue leve no Grêmio, mas os próximos dias serão cruciais para os objetivos, tanto desportivo quanto financeiro. E assim está sendo encarado por Renato e o restante do elenco.