A decolagem prevista e realizada por Renato Portaluppi no Grêmio tem a parcela de contribuição de Darlan.Titular desde a lesão de Maicon, o volante manteve a evolução do time, deu solidez ao sistema defensivo e não conhece derrotas neste período. Nesta segunda-feira, busca manter a boa fase contra o Goiás.

Maicon sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no dia 5 de novembro, quando o time ganhou por 1 a 0 do Juventude pela Copa do Brasil. Recuperado, O ex-capitão volta a ser relacionado para a partida das 18h desta segunda-feira, na Arena, mas a tendência é que Darlan siga ao lado de Matheus Henrique e Jean Pyerre no meio-campo.

Dois fatores explicam isso. O primeiro, claro, é a cautela com o retorno do camisa 8. Mas também pela resposta que Darlan tem dado ao Tricolor. Nos cinco jogos disputados no período, a equipe só foi vazada duas vezes, na vitória por 4 a 2 sobre o Ceará. O momento é celebrado.

– Minha função ali é onde temos risco com a bola, fazendo a posse. A confiança boa é importante para jogar e marcar. Faz parte do nosso crescimento. Procuro fazer a minha essência, posse de bola, ter a qualidade para o time e o foco na marcação, que isso ajuda muito também – diz o volante.

Darlan se consolida em momento de evolução do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Darlan se consolida em momento de evolução do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Sequência de Darlan

  • Fluminense 0 x 1 Grêmio
  • Grêmio 4 x 2 Ceará
  • Grêmio 2 x 0 Cuiabá
  • Corinthians 0 x 0 Grêmio
  • Guarani (PAR) 0 x 2 Grêmio

O discurso do garoto de 22 anos tem muito do aprendizado no dia a dia. Darlan procura observar e absorver o conhecimento dos companheiros de função para formatar seu estilo. O técnico Renato Portaluppi também passa confiança aos garotos oriundos da base. Quando a oportunidade aparece, encara o desafio sem sentir uma pressão desmedida.

– Ele (Renato) não muda a forma de conversar com agente que vem da base, nos passa confiança, nos prepara muito bem para estar pronto nas oportunidades. A preparação é no dia a dia, a gente aprende muito com ele e com os mais experientes. Procuro ter paciência e saber a hora certa. Aprendo muito e está sendo muito especial esse momento, junto com os meninos que pude jogar na base. É ter humildade e crescer cada vez mais – completa Darlan.

Em alta, o volante tenta confirmar a fase com mais uma atuação sólida nesta segunda. A partir das 18h, o Tricolor pega o Goiás na Arena, em jogo atrasado pela sexta rodada do Brasileirão. O Grêmio está oitavo com 34 pontos, enquanto o Esmeraldino ocupa a lanterna, com apenas 16.



Veja também