Foto: Divulgação

Após postar uma foto com a camisa do clube e agitar a torcida nas redes, Tetê pode mesmo reforçar o Grêmio no início da Série B. Conforme apurado pelo ge, existe interesse das duas partes para que o jogador atue no clube pelo período de três meses, mas essa possibilidade depende de uma transação no futebol europeu e da concordância de seu futuro clube.

O atacante de 22 anos está com contrato no Shakhtar Donetsk suspenso por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia e negocia sua transferência em definitivo para outro clube na Europa. O Benfica, de Portugal, e times da Premier League são citados como possíveis destinos.

O empresário de Tetê, Pablo Bueno, conduz as tratativas com o Shakhtar e os clubes europeus, ao mesmo tempo em que manteve conversas com direção do Grêmio. A reportagem ouviu que existe até um “acordo verbal” entre a direção e o agente, que também cuida da carreira de Ferreira.

A ideia do empresário de Tetê é que ele atue em Porto Alegre até o final de junho, para iniciar a temporada europeia já com ritmo de jogo. Dessa forma, o atacante teria condição de jogar cerca de 15 rodadas da Série B pelo Grêmio, antes de se apresentar ao seu novo clube.

A direção tricolor admite o interesse em Tetê e as tratativas, mas segue no aguardo da definição do futuro do jogador. O clube adota cautela e considera a negociação complicada, principalmente porque o novo clube de Tetê precisaria precisaria concordar com um empréstimo sem custos.

A operação, aliás, teria custo praticamente zero pelo Tricolor. Confirmou informou o repórter Eduardo Eduardo Gabardo, de GaúchaZH, e confirmou o ge, Tetê estaria disposto a jogar de graça no Grêmio durante esses três meses. Em troca, o dinheiro arrecado pelo clube com a venda de camisetas com seu nome seria repassado a instituições beneficentes.

A janela de transferências brasileira fecha no dia 12 de abril, e o Grêmio precisaria fechar o empréstimo até esse limite. Em tese, a janela na Europa está fechada, mas Fifa autorizou que jogadores da Ucrânia possam se transferir para outros clubes fora do período de inscrições.

No domingo, Tetê publicou em sua rede social uma foto com a camisa do Grêmio e emojis de comemoração e movimentou a torcida gremista. Formado nas categorias de base do Tricolor, ele negociado com com o Shakhtar em 2019, antes mesmo de estrear no time profissional, por cerca de 12 milhões de euros (R$ 42 milhões à época).



Veja também