Instrutor da CBF explica como será utilizado o árbitro de vídeo no Gre-Nal

Dupla paranaense Rafael Traci e Ivan Bohn será responsável pelo VAR no clássico do Beira-Rio

10 de março de 2018 - Às 08:13
Foto: Matheus Schenk

O instrutor técnico da CBF, Manoel Serapião Filho, comandou na tarde desta sexta-feira uma palestra na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) sobre o uso do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no Gre-Nal de domingo, 17h, no Beira-Rio, válido pela rodada final da primeira fase do Gauchão. O instrutor destacou momentos em que o árbitro de vídeo será ou não utilizado.

Jean Pierre Lima será o árbitro em campo e Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor os assistentes de linha. Já os paranaenses Rafael Traci Ivan Carlos Bohn serão os responsáveis pela arbitragem de vídeo do clássico 413.

Serapião apresentou uma série de slides explicativos sobre quando Traci e Bohn deverão chamar o árbitro para rever alguma decisão: apenas erros claros e indiscutíveis, apenas em lances que envolvam gols ou pênaltis, cartões vermelhos e erros de identificação de atletas para cartões.

– Só em lances que não comportem interpretação. Se cair no lance da interpretação, o árbitro de vídeo está fora. Lances claros, o árbitro de vídeo atua e ajuda o árbitro, que pode acatar a decisão ou conferir o lance no monitor, que ficará na beira do campo – destacou Serapião.

A dupla paranaense ficará em uma cabine do Beira-Rio, recebendo as mesmas imagens, com nove câmeras, que a TV transmite. Haverá um técnico na cabine, coordenando as imagens, e outro no campo, cuidando do monitor que ficará ao lado do gramado.

Toda a conversa de Traci e Bohn ao longo da partida será filmada, para legitimar que não houve interferência em lances fora da “jurisdição” da arbitragem de vídeo. O tempo que for gasto na análise de vídeo será acrescido ao final da partida.

Ao longo da palestra, e depois, em conversa com jornalistas, Serapião destacou o ponto da ética no esporte, que deverá melhorar com a introdução gradual do VAR nos campeonatos. Para ele, a presença do vídeo inibirá qualquer intenção de ludibriar o trio de arbitragem.

– A ética não pode ficar fora do futebol. É uma tecnologia nova, que chega para o futebol pontualmente, que não pretende transformar o futebol em futebol americano. A gente espera que o AV não precise atuar, que o Jean Pierre dê conta do recado – comentou.

Inter e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 17h. Para os colorados, vale confirmar a liderança da primeira fase e ter a vantagem de sempre decidir em casa nos mata-matas, contra qualquer adversário. Para os gremistas, vale a classificação: o time tem de vencer para não depender de nenhum outro resultado e confirmar passagem às quartas-de-final.



Veja também