
Com dificuldade para furar a defesa do Ceará no duelo da noite de domingo, pela sétima rodada do Brasileirão, Renato Gaúcho ousou mais uma vez. Tirou o volante Maicon, capitão e centro técnico da equipe e colocou o meia-atacante Thonny Anderson. Um minuto e meio depois da substituição, de maneira “iluminada”, o jovem de 20 anos tocou pela primeira vez na bola para marcar o gol da vitória por 1 a 0.
O relógio marcava 33 minutos do segundo tempo de uma partida sem muitas emoções. Apesar de superior, o Grêmio traduzia pouco do futebol em chances de gol. Mas numa arrancada fulminante de Everton, aos 35, Thonny acompanhou o lance para definir de cabeça o passe do atacante e garantir os três pontos na tabela.
– Ele (Renato) pede para a gente fazer a diferença. Fui iluminado por Deus hoje (domingo). O Cebolinha (Everton) fez ótima jogada em velocidade e me serviu para fazer o gol. Tem que estar ali, precisa de mim como falso 9. Estou para servir e consegui dar a resposta – afirmou Thonny Anderson após o jogo.
O gol serviu também para Thonny acabar com um jejum pessoal. Não encontrava as redes desde 24 de fevereiro, quando foi o destaque da vitória por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo, pelo Gauchão. Ele acumula 17 compromissos com a camisa do Grêmio e tem três tentos marcados.
Com as lesões de Jael e Hernane, o meia tornou-se a única alternativa a André no comando do ataque. Mesmo que tenha origem na criação, como camisa 10, tem sido utilizado prioritariamente como falso 9 por Renato. Nos dois últimos jogos da Libertadores, contra Monagas e Defensor, havia decepcionado, com pouca participação.
Contudo, o gol feito em Fortaleza voltou a colocá-lo nos holofotes. Ou, como o treinador costuma cobrar, entrou e deu conta do recado. Ainda mais que a resposta de André, contratado para ser o homem-gol, ainda está abaixo da esperada.
Thonny Anderson e o grupo tricolor se reapresentam apenas ao meio-dia de terça-feira para início da concentração para o jogo contra o Fluminense, já na quarta. A equipe realiza o único treino antes do confronto na Arena, pela oitava rodada do Brasileirão, à tarde. O Grêmio é quinto colocado, com 12 pontos. Os cariocas estão em segundo, com 13.