Foto: Bruno Flores

O técnico Roger Machado tem uma nova opção para o ataque. Anunciado na última terça-feira (12), o centroavante Elkeson foi apresentado como reforço do Grêmio e será o dono da camisa 9. Aos 32 anos, o jogador retorna ao futebol brasileiro após uma década na China.

—Estou muito feliz em vestir essa camisa. O Diego Cerri foi muito importante nessa minha vinda ao Grêmio. Falamos 40 minutos e ele me explicou que eu poderia ficar tranquilo, pois teria tempo para treinar, já que minha última partida foi em novembro. Estou há uma semana treinando, cuidando da minha alimentação para logo estar pronto — disse Elkeson.

O longo período na Ásia fez com que ele se naturalizasse chinês e atuasse pelo país asiático. O atleta assinou vínculo até 30 de novembro de 2022, período em que espera retomar o melhor nível de futebol para retornar à China e ajudar a seleção local na Copa da Ásia, que ocorrerá em junho de 2023.

— Como eu fiquei nove anos fora do país, existia uma possibilidade de retornar à China. Mas conversei bastante com minha família, e minha mãe cobrou que ainda queria me ver jogar no Brasil. O torcedor pode ter calma, pois sou profissional e vou treinar bastante para exercer bem minha função. O contrato curto foi uma ideia nossa. O povo chinês foi muito receptivo e ainda quero ajudá-los, então quero jogar a Copa da Ásia no ano que vem, já que não conseguimos nos classificar para a Copa do Mundo — comentou.

Revelado pelo Vitória, Elkeson desembarca em Porto Alegre para disputar posição com Diego Souza e Ricardinho. Embora tenha surgido como atacante de lado, foi como centroavante que ele viveu seus melhores momentos, desde o Botafogo até a transferência para a China.

— O Oswaldo de Oliveira que me lançou como centroavante, em 2012, pelo Botafogo. E hoje me sinto um centroavante, pois nas últimas temporadas da China eu joguei como 9. Mas em alguns momentos, também, o Mister Lippi me escalou pelo lado. Se o professor Roger pedir, vou tentar exercer da melhor maneira possível — destacou o novo reforço gremista.

O Grêmio ainda não definiu um prazo específico para a utilização de Elkeson. No entanto, a previsão é de que o centroavante esteja disponível para o técnico Roger Machado em maio.



Veja também