Serão 15 dias entre o Gre-Nal da retomada do futebol no Rio Grande do Sul e a final do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Um período curto, mas que parece ter corrido em câmera lenta para Guilherme Guedes. O lateral-esquerdo assumiu a vaga na necessidade e está plenamente adaptado ao elenco.
Guedes enfileirou quatro jogos como titular em sequência e atuou os 90 minutos em todos. Tem tudo para atingir a quinta partida, a final do segundo turno do Gauchão, na próxima quarta. Novo Gre-Nal, mas agora com um novo status para o jovem de 21 anos.
A ponto de ganhar moral do veterano Diego Souza após assistência na vitória sobre o Novo Hamburgo, no último domingo, na Arena. O passe rasteiro encontrou o centroavante, que mandou para a rede e abraçou o lateral na comemoração.
— O Grêmio disputa várias competições importantes e precisa ter um grupo forte. Treino um grupo. Um jogador tem que estar preparado no Grêmio. Fico feliz porque a oportunidade tem chegado e eles têm aproveitado. A dor de cabeça é boa para o treinador — comentou Renato após o duelo com o Novo Hamburgo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/w/h/At5ijeQOKySiZEeRQKAw/capture.jpg)
Diego Souza aponta para Guilherme Guedes após passe para gol do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Guedes tem seis partidas no ano — quatro depois da paralisação e duas antes. São 375 minutos em campo, agora com a assistência para o gol de Diego na conta.
— Cada dia vamos treinando e pegando mais confiança. Com ritmo, vem naturalmente. O professor dá confiança e liberdade para chegar na frente. Aqui na base trabalhamos também muito o atleta, e isso é bem importante — disse Guedes ainda depois do Gre-Nal da retomada.
Futuro de concorrência
O titular da posição é Bruno Cortez, que esteve afastado dos trabalhos até o último sábado por ter contraído a Covid-19. Ele retornou aos treinos no último sábado, mas ainda não deve estar à disposição para o clássico desta quarta-feira, pelo curto tempo de preparação.
A chance mais uma vez cai no colo de Guedes. Só que o lateral sabe que não terá vida fácil neste segundo semestre. O técnico Renato Gaúcho confirmou que o clube procura mais um jogador para a posição após a saída de Caio Henrique.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/5/2BoKNlTdGEMBDDSvY67w/50176170068-f103eeaa44-o.jpg)
Bruno Cortez voltou a treinar no último sábado — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
A direção consultou o Palmeiras sobre a condição de Diogo Barbosa. Porém, ouviu que o clube paulista não pretende liberar o jogador devido aos problemas no elenco para a lateral esquerda.
Guilherme Guedes volta a treinar com o grupo do Grêmio nesta terça-feira para o duelo decisivo com o Inter. Com nova liberação da prefeitura de Porto Alegre, o clássico da final do segundo turno do Gauchão, às 21h30 de quarta, ocorrerá na Arena.