
A Copa do Mundo atrai atenções de todo o mundo. Não só dos torcedores e viciados em futebol, mas também dos atletas. O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, por exemplo, falou sobre as lições que a maior competição deixa para o retorno do calendário. Algo na verdade que o Grêmio já sofria antes mesmo da Copa: a dificuldade para romper posturas defensivas.
Adversários foi uma tônica para o Tricolor. E tem sido também recorrente na Copa, com equipes às vezes com seis defensores alinhados para fechar os espaços na área. Ou seja, deixa lições também para ser colocadas em prática em Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
– Temos visto os resultados, vimos que tem surpreendido alguns resultados, mas no geral você vê o quanto o futebol está evoluindo para todos. Não tem aquele jogo que o time vai ganhar de três e ganha de três. Futebol está sendo muito estudado, parte física, de marcação, de não deixar o adversário jogar. Tem que ter atenção e se preparar para sair da marcação, está cada vez mais difícil ter muitas oportunidades de gol devido a essa marcação forte que tem surgido agora – afirmou Marcelo Oliveira.
Uma das armas para abrir as defesas adversárias esteve pela primeira vez no CT Luiz Carvalho nesta manhã. O meia-atacante Marinho fez exames médicos para ser anunciado como reforço. E foi muito elogiado pelo agora companheiro.
– É uma excelente contratação, a gente sabe da qualidade do Marinho, estava um tempo fora, podendo retornar, vai ser muito feliz aqui. Um jogador com característica de furar a defesa adversária, rápido, de habilidade, sempre faz algo a mais. Isso é essencial para desmontar um esquema tático, não é previsível, surpreende nas jogadas. Vai chegar para acrescentar muito ao nosso grupo – completou o lateral-esquerdo.
Treino físico
Pela manhã, o elenco gremista passou por mais uma bateria de treinos físicos no gramado do CT. A preparação física espalhou 12 cones numerados pelo campo e os jogadores precisavam correr e seguir uma ordem pré-definida pela comissão. Antes, houve um trabalho na academia.