
Depois de imagens e relatos de uma recepção amigável dos torcedores do Atlético Tucumán ao Grêmio na Argentina (veja abaixo), os tricolores se mobilizaram e devolveram o clima de confraternização no Rio Grande do Sul. As duas equipes decidem uma vaga à semifinal da Libertadores na noite de terça-feira, na Arena, mas a véspera do jogo serviu para aproximar os fãs de ambos os lados.
O exemplo mais claro de cordialidade ocorre na cidade de Cidreira, no litoral norte gaúcho. Cerca de 100 argentinos saíram em dois ônibus de San Miguel de Tucumán, no norte da Argentina, na madrugada de sábado, e viajaram por 23 horas até o Brasil. Chegaram nesta manhã ao município, distante pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre.
O movimento de hermanos fora de época – os argentinos costumam frequentar as praias gaúchas no verão – logo chamou atenção na cidade. Então, o cônsul do Grêmio Evânio Couto reuniu amigos que torcem pelo clube para tratar os rivais da mesma forma que os tricolores foram recebidos no país vizinho.
– Na primeira hora da tarde, descobri que (os argentinos) estavam aqui. Falei com o pessoal do Consulado para fazer um churrasco. Nossa torcida foi muito bem recebida lá. Eu não fui, mas recebi bons relatos. Quisemos deixar uma boa impressão da comunidade. Como a cidade é pequena, não foi difícil encontrá-los no hotel. Fizemos uma festa bem bacana – conta Couto.
Francisco Benjamín, um dos organizadores da excursão de Tucumán, elogiou e agradeceu o encontro com os adversários de terça. Ele explica que Cidreira foi escolhida justamente para visitarem a praia e “tomar um sol”. Para azar deles, choveu praticamente o dia inteiro no Rio Grande do Sul. Mas os argentinos não perderam o bom humor.
– Estão nos recebendo muito bem. É uma gente muito amável e afetuosa. Dissemos aqui que a rivalidade fica dentro do campo. Fora tem que ser festa. Somos amigos, hermanos! – exclama Benjamín.
Sorrisos à parte, os argentinos estão confiantes de uma reviravolta no confronto. Eles apostam em um 3 a 0 na Arena, que daria classificação ao Tucumán após perder em casa por 2 a 0. Os gremistas respondem que “estão sonhando”.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/10/01/img-1493.jpg)
Brasileiros e argentinos deixam rivalidade para dentro do campo — Foto: Reprodução / Instagram
Mas o clima amistoso se transformará a partir das 21h45 desta terça, quando Grêmio e Atlético entram em campo, em Porto Alegre, para decidir uma das vagas às semifinais da Libertadores. Como venceu por 2 a 0 na partida de ida, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença que se classifica. O mesmo placar a favor dos argentinos leva aos pênaltis. Triunfo do Tucumán por dois gols, a partir de 3 a 1, é favorável ao time visitante.