O raio caiu duas vezes no mesmo lugar. O São Paulo empatou com o Sport na noite de segunda-feira, no fechamento da 37ª rodada do Brasileirão, e novamente ajudou o Grêmio na disputa por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2019.

O resultado do Morumbi manteve os dois tricolores igualados na pontuação, agora com 63, mas o Grêmio segue à frente pelo número de vitórias. Ou seja, os comandados de Renato Gaúcho dependerão, pela terceira vez, de suas próprias forças para acabar o campeonato no G-4.

As emoções estão guardadas para a última rodada da competição. Para não precisar secar o São Paulo novamente, o Grêmio precisa vencer o Corinthians, na Arena. Já o Tricolor paulista vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense, que tenta evitar o rebaixamento. As duas partidas ocorrerão simultaneamente, às 17h do próximo domingo.

Mais tempo e dinheiro

A vaga do G-4 é tratada como crucial no planejamento para 2019 por permitir que o calendário não tenha necessidade de ser antecipado para a disputa da primeira fase da Libertadores. Além de contar com mais tempo para a pré-temporada, o clube que chegar em quarto receberá R$ 5.633.370 em premiação da CBF (o quinto colocado ganha R$ 4.092.165).

O empate contra o Vitória, em momento de desespero para não cair, teve desempenho do time aquém do esperado, conforme admitiram os gremistas. A equipe até mostrou superioridade técnica, finalizou 17 vezes e criou 11 chances reais de gol. Mas o que marcou foi a falta de imposição. Mesmo ao acertar duas bolas na trave, os gaúchos tiveram pouca inspiração contra um adversário inferior.

Everton acertou bola na trave contra o Vitória  — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Everton acertou bola na trave contra o Vitória — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Em meio à preparação para a decisão contra o Corinthians, há a situação de Renato Gaúcho pendente. A conversa com o presidente Romildo Bolzan Júnior é esperada que aconteça nesta semana, em Porto Alegre. A delegação desembarcou de volta a Porto Alegre na tarde de segunda-feira e retorna aos treinamentos na tarde desta terça.

Com a ajuda e tanto do São Paulo, o Grêmio precisa reencontrar o caminho das vitórias diante do Corinthians, no encerramento do Brasileirão. Até pode empatar, desde que o time paulista não vença a Chape. A rodada final do Brasileirão está marcada para as 17h de domingo, na Arena.



Veja também