Bruno Creste / Grêmio,Divulgação

O Grêmio venceu novamente na Copa São Paulo de Futebol Júnior e garantiu a classificação antecipada para a próxima fase do torneio. Ao bater o Castanhal, do Pará, por 2 a 0, com gols de Kauan Kelvin e Gustavo Martins, na noite desta quinta-feira (6), o Tricolor chegou aos seis pontos, se isolou na liderança do Grupo 10 e não pode mais ser alcançado por XV de Jaú e Mixto-MT, que empataram em 0 a 0 durante a tarde.

No gramado irregular do Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, o time gaúcho iniciou a partida controlando a bola, mas sem conseguir ameaçar o Castanhal. A equipe paraense, porém, apostava nas bolas alçadas na área gremista. A primeira boa escapada do Grêmio aconteceu aos 6 minutos, quando Gustavo Marins lançou o atacante Kauan Kelvin. Ele driblou dois marcadores, mas foi travado na hora da finalização.

O Castanhal chegou até a área tricolor duas vezes em cobranças de escanteio pela direita de ataque, mas a defesa conseguiu afastar. O time gaúcho, apesar de ocupar o campo de ataque, parava na forte marcação dos paraenses e não conseguia assustar o goleiro Xandão.

Na primeira metade da etapa inicial, o jogo ficou assim: o Grêmio tinha a bola, mas não levava perigo. O goleiro do Castanhal teve de trabalhar pela primeira vez aos 27 minutos, quando Kevin cabeceou e Xandão precisou afastar de soco. Três minutos depois, foi a vez de Gabriel Silva experimentar de longe, mas a bola subiu demais.

A situação mudou aos 34 minutos, quando Kauan Kelvin mostrou oportunismo para abrir o placar e marcar o seu segundo gol na Copinha. O atacante de apenas 16 anos dominou um lançamento da defesa, invadiu a área e deu o passe buscando Gabriel Silva. O meia alcançou a bola do outro lado da área e fez o cruzamento. Ela desviou na defesa, ficou quicando e o camisa 18 aproveitou para chutar forte e fazer 1 a 0.

Imediatamente, o Castanhal tentou reagir em busca do empate. De fora da área, Rodrigo chutou com perigo, perto da meta defendida por Thiago Beltrame. O time paraense teve nova chance aos 41, em belo chute de Ruan, que parou no goleiro gremista. Foi um fim de primeiro tempo para deixar o Tricolor atento.

— Feliz pelo gol. Agora é voltar para o segundo (tempo) e fazer o que a gente sabe em busca da classificação. Vamos ver o que o professor vai falar para nós, mas temos de entrar no segundo tempo focados que a vitória vem — disse Kauan Kelvin ao SporTV na saída para o intervalo.

Para a etapa final, o técnico Luís Eduardo fez uma substituição: tirou Kaká e colocou Zinho, que marcou o segundo gol da vitória na estreia. Mas quem quase ampliou o marcador foi o camisa 10 Gabriel Silva, que recebeu bom cruzamento de Lucas Kawan e cabeceou com perigo, aos 5, muito perto da meta defendida por Xandão.

O jogo ficou truncado, sem chances de lado a lado. Assim, o técnico Luís Eduardo resolveu mexer. Tirou Rubens e colocou Ronald, aos 16. No minuto seguinte, Kauan Kelvin arriscou boa finalização de fora da área, que passou sobre o gol do Castanhal. A resposta do time paraense veio aos 20, com Ruan, que recebeu dentro da área e chutou na saída do goleiro Thiago Beltrame, mas a bola saiu tirando tinta da trave.

O Grêmio voltou ao ataque em busca do segundo gol. Aos 24, Gabriel Silva tabelou com Pedro Cuiabá e bateu forte para boa defesa de Xandão. De novo, Gabriel, aos 29, quase marcou após receber cruzamento rasteiro de Zinho, mas a defesa cortou.

Aos 32, os dois destaques do Grêmio na partida foram substituídos. Luís Eduardo sacou Kauan Kelvin e Gabriel Silva para dar lugar a Messias e Velasco. Mas foi no minuto seguinte que aconteceu o que poderia ser o gol mais bonito da Copinha até agora. O zagueiro Gustavo Marins deu um chutão da defesa, a bola encobriu o goleiro Xandão, mas quicou na frente do gol e encobriu o travessão.

Já nos minutos finais, aos 44, o outro zagueiro foi quem marcou o segundo gol do Grêmio no jogo, de cabeça. Gustavo Martins aproveitou a cobrança de escanteio de Cuiabano e fez 2 a 0. Agora, as duas equipes voltam a campo na tarde de domingo (9). O Tricolor, já classificado, encara o XV de Jaú, às 16h30min. Um pouco antes, às 14h15min, o time paraense enfrenta o Mixto-MT em busca da segunda vaga do Grupo 10.

Escalação do Grêmio: Thiago Beltrame; Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Pedro Cuiabá; Rubens (Ronald), Gabriel Silva (Velasco) e Kaká (Zinho); Kauan Kelvin (Messias) e Kevin Quejada (Arthur Viana).



Veja também