Além de fazer sua parte dentro de campo, o Grêmio também observa de fora os rivais diretos por vaga no G-4 da Série B. Antes de jogar na rodada, contra o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira, o Tricolor assiste quatro adversários. Um deles assumiu a quinta colocação.

Na abertura da 32ª rodada, a Ponte Preta, então em sétimo, recebeu o líder Cruzeiro, com possibilidade de chegar ao quinto lugar. A Macaca saiu na frente, mas sofreu a virada e foi goleada por 4 a 1. Com isso, estacionou nos 43 pontos, 10 a menos que o Grêmio.

No jogo seguinte, o Sport fez o clássico pernambucano contra o Náutico na Ilha do Retiro. Logo no início, o Leão saiu atrás no placar, mas conseguiu virar e subir na tabela. Agora com 46 pontos, está na quinta posição. São dois pontos a menos que o Vasco, último time dentro do G-4, mas sete atrás do Grêmio.

Nesta quinta-feira, um confronto direto na briga pelo acesso para os gaúchos ficarem de olho. Em São Januário, o Vasco, quarto colocado, recebe o Londrina, neste momento em sexto. Os cariocas têm 48 pontos, enquanto os paranaenses somam 45. O Cruz-Maltino até pode ver o rival o igualar em pontuação e número de vitórias, mas a diferença de saldo é de seis gols (7 a 1).

Técnico Renato Portaluppi e auxiliar Alexandre Mendes em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Técnico Renato Portaluppi e auxiliar Alexandre Mendes em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No objetivo tricolor de seguir distante de quem estiver em quinto, um tropeço do Londrina pode representar o aumento da vantagem, desde, é claro, que vença o Sampaio Corrêa em São Luís. Neste cenário, o Grêmio terminaria a rodada com 10 pontos na frente, com 18 ainda em disputa.

Em contrapartida, na realidade mais pessimista, a diferença pode cair para cinco pontos, em caso de vitória do Londrina e derrota gremista no Maranhão. Duas rodadas adiante, o time gaúcho visita o rival paranaense.

No fechamento da rodada, no sábado, o Ituano joga em casa diante do CRB. Com 44 pontos, os paulistas também são postulantes à quinta colocação. Caso vença, a diferença para o Grêmio tem possibilidade de variar entre seis e nove pontos.

Após desembarcar de madrugada no Maranhão, o Tricolor realiza na tarde desta quinta-feira, véspera do jogo com o Sampaio Corrêa, o único treino em São Luís. O confronto no Castelão acontece às 19h de sexta.



Veja também