Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em meio a atual pandemia, todos os jogos são sem público Brasil afora. Não será diferente para Grêmio x Ypiranga, às 11h de domingo. Por isso, o Tricolor irá adaptar o ambiente do CT Hélio Dourado, usado pelas categorias de base, com faixas geralmente utilizadas na Arena e alto-falantes com sons noralmente ouvidos em estádios de futebol. O local foi desinfectado.

O repertório prevê reação como o famoso “uuuuh” para lances de perigo, comemoração de gol e aplausos para substituições, por exemplo. Mas não prevê, por exemplo, o som de vaias, que poderiam ser eventualmente usadas contra os adversários.

A ideia também é ter três ou quatro cânticos tradicionais das torcidas gremstas para aproximar o ambiente de uma partida. Uma tentativa de representar a torcida sem fingir presença ou substituir o público. Também o possível a se fazer em dois dias, já que a Federação Gaúcha de Futebol confirmou o CT Hélio Dourado como palco do duelo na sexta-feira.

“Como passei toda minha vida aqui, esse campo vai ser sempre um estádio. Sempre vou me sentir em casa aqui. E os meus companheiros vão se sentir assim também” (Guilherme Guedes, formado na base)

— É uma vantagem, jogando em casa e onde nos criamos. A felicidade é imensa de estar aqui de volta, estou muito feliz de estar jogando aqui — completou o jovem.

CT Hélio Dourado, usado pela base, vai receber jogo do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

CT Hélio Dourado, usado pela base, vai receber jogo do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Um funcionário irá controlar a mudança no áudio. Inclusive, há alguma dificuldade em buscar arquivos mp3 com boa qualidade para ser reproduzidos no momento do jogo.

O CT gremista passou por algumas adaptações para ajustar a operação da partida. Os bancos de reservas, por exemplo, foram recuados por conta da transmissão. E, claro, todas as áreas foram desinfectadas e sanitizadas seguindos os protocolos da Federação Gaúcha de Futebol. Algumas tendas foram instaladas também no local.

A diretoria das categorias de base gremista trabalha há algum tempo para liberar a atividade em Eldorado. Apesar do decreto da prefeitura liberando pra treinamentos coletivos e jogos, ainda não há uma definição sobre o retorno dos trabalhos. Como envolve maior circulação de pessoas, a base trabalha um protocolo específico com a Secretaria de Saúde local.

O Grêmio, inclusive, treinou no local do jogo na tarde de sexta-feira. Mas a atividade deste sábado está marcada para o CT Luiz Carvalho, palco do time principal.



Veja também