
Comandante do Grêmio, Renato Gaúcho deixa claro: o pensamento para quem joga no clube precisa ser “ganhar, ganhar e ganhar”. Também se sabe o quanto é difícil manter uma sequência de temporadas com títulos. Com duas conquistas importantes consecutivas, Copa do Brasil e Libertadores, tem o São Paulo dos anos 2000 como modelo para se manter em era dourada.
O clube paulista encarreirou a conquista da Libertadores e do Mundial, em 2005, e os títulos brasileiros de 2006, 2007 e 2008. E foi citado pelo goleiro Paulo Victor como exemplo de que é possível manter o Grêmio em briga por títulos na atual temporada. Em 2016, os gremistas levaram a Copa do Brasil, enquanto na temporada passada, conquistaram o Tri da América.
– A gente tem que pegar o histórico positivo. Por exemplo, o São Paulo foi campeão três anos seguidos e não deixou se levar por vaidade. O Grêmio vem há dois anos com títulos de expressão. Precisamos ter a mesma cobrança no vestiário e saber a valorização que cada um teve. Prefiro pegar os exemplos positivos. E é o que tenho visto no Grêmio. Vamos procurar com a cobrança do Renato a todo momento, vencer também em 2018 – comentou Paulo Victor.
O Grêmio terá, além do Gauchão, a disputa da Recopa já em fevereiro, que vale um título continental nos primeiros meses do ano, o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, que leva para a disputa de Mundial. O capitão Maicon citou Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo como equipes que podem aparecer no caminho gremista, além de alguma “surpresa”.
– Nos campeonatos, é sempre difícil apontar uma equipe que vai ser campeã, todos os times são de qualidade, sempre tem uma surpresa. Vejo a nossa equipe, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, muito fortes. Tem tantas equipes, como o Flamengo, que contratam bastante, mas sabemos que as coisas se resolvem em campo. Em 2016, não tínhamos elenco badalado, com jogadores de nome como a imprensa fala por aí, mas provamos que nossa equipe era de qualidade. É se preparar bem, pensar na gente como foi nos outros anos e procurar fazer um grande ano novamente – completa Maicon.
O time titular gremista tem estreia prevista no dia 3 de fevereiro, contra o Cruzeiro, pela 5ª rodada do Gauchão. É possível que o time também enfrente o Brasil de Pelotas, um dos líderes, no dia 7, ambos jogos antes dadisputa da Recopa, nos dias 14 e 21, contra o Independiente.