O Grêmio precisa voltar a vencer dentro de casa na noite desta quarta-feira para abrir vantagem na disputa com o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. São três jogos sem vencer da Arena, que receberá o 100º do clube como mandante na competição e onde tem aproveitamento acima de 60%. No fim de semana, o Tricolor tem Gre-Nal pela frente.
O momento do Grêmio não é bom. A atual sequência de três jogos sem vencer é a pior desde 2021, ano do rebaixamento gremista. O Tricolor empatou os últimos três compromissos, contra Fortaleza, Bragantino e ABC, mas se mantém invicto dentro de casa.
A partida desta quarta fica marcada por ser a 100ª da história do Grêmio como mandante na Copa do Brasil. Trazendo o recorte para a Arena, os números também são favoráveis. Na competição, são 29 jogos, com 16 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 64,3%.
Mas para o time do técnico Renato Portaluppi arrancar bem no confronto das oitavas, vai precisar fazer algo que não acontece há mais de um mês: vencer no estáido. A última vez que o Grêmio ganhou na Arena foi na final do Gauchão, quando superou o Caxias por 1 a 0, no dia 8 de abril.
Desde então, o Grêmio até venceu como mandante na estreia do Brasileiro, mas fora da Arena. Por conta de uma punição sofrida durante a Série B do ano passado, venceu o Santos no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
A outra vitória no Brasileirão foi contra o Cuiabá, mas em Mato Grosso. Depois do título gaúcho, o Tricolor recebeu três jogos na Arena, mas empatou em 1 a 1 com o ABC, em 3 a 3 com o Bragantino e em 0 a 0 com o Fortaleza, no último domingo, quando saiu vaiado.
— Nosso objetivo era ganhar em casa (do Fortaleza), mas não conseguimos. O empate do Bragantino demos mole. Mas estamos no caminho certo. A gente vai jogar para ganhar o jogo dentro da nossa casa com muito respeito ao Cruzeiro. Já aproveito para convocar a nossa torcida porque eles são muito importantes para nós — afirmou Pepê
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/Q/n/ZOAxscTqAJAZyGHFQaAA/gremio-na-arena.jpg)
Grêmio segue invicto na Arena em 2023, mas não ganha há três jogos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A dobradinha Copa do Brasil e Arena traz boas lembranças. Em 2016, o clube saiu da fila de 15 anos sem título ao erguer exatamente a taça da competição, o primeiro depois que o clube saiu do Estádio Olímpico. Na campanha, superou o Cruzeiro na semifinal daquele ano.
Desde a reta final do estadual Renato tem convivido com baixas no elenco. Mas aos poucos está contando com retornos. No último domingo, por exemplo, voltou a ter Pepê à disposição.
No treino desta segunda-feira, Fábio participou normalmente, e é mais um que pode ser relacionado para o jogo de quarta. Assim, o treinador começa ter os jogadores disponíveis mais perto do ideal.
Renato comanda a última atividade no CT Luiz Carvalho na manhã desta terça-feira. O Grêmio recebe o Cruzeiro a partir das 19h30, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil.