O Grêmio recebe o Ypiranga, líder do Gauchão, a partir das 16h30 deste sábado, na Arena, pela última rodada da primeira fase da competição. Após uma derrota traumática no Gre-Nal, tem justamente em sua melhor atuação na temporada o exemplo para chegar ao topo da tabela e aliviar o ambiente de tensão que ronda o vestiário.

A derrota no meio da semana para o maior rival deixou sequelas no clube. Além do diagnóstico de que precisa buscar reforços o quanto antes, o Tricolor amargou uma atuação abaixo da crítica. Apesar de já garantido na semifinal, o time anseia pela liderança do Gauchão.

O Grêmio atualmente é segundo colocado com 18 pontos, três atrás do Ypiranga. Precisa vencer o Canarinho por no mínimo três gols de diferença para ultrapassá-lo no saldo de gols e assumir a ponta de cima da tabela.

Com este cenário, a equipe busca inspiração na melhor vitória em 2022, quando goleou o São Luiz na Arena por 4 a 0, exatamente na estreia de Roger Machado. Naquela ocasião. o Tricolor não sofreu na defesa e foi efetivo no ataque. Diego Souza, Rildo, Nicolas e Janderson marcaram os gols

No dia 19 de fevereiro, pela oitava rodada, Roger promoveu uma formação de meio-campo inédita, com Villasanti, Bitello e Gabriel Silva. No entanto, neste sábado não poderá contar com Diego Souza, em recuperação de uma lesão muscular na coxa.

Foi a primeira e última vitória desde a volta do comandante ao Grêmio até o momento. De lá para cá, a equipe perdeu para o Mirassol por 3 a 2, empatou com o Novo Hamburgo em 1 a 1 e perdeu para o Inter por 1 a 0.

O ponto positivo é que a equipe retorna à Arena. Por mais que seja o quinto jogo de Roger, os outros três seguintes ao São Luiz foram longe de casa.

Neste sábado, os jogadores vão atrás da recuperação tanto dentro de campo, tecnicamente, quanto moralmente. Uma das possibilidades para reeditar o 4 a 0 sobre o São Luiz é a mudança no meio-campo. Em baixa, Thiago Santos pode dar lugar a Bitello, o que tornaria o time mais móvel, com Villasanti de primeiro volante.

A eliminação na Copa do Brasil para o Mirassol, atrelada às últimas atuações do Grêmio, fez com que a diretoria acelerasse a busca por reforços. As conversas com o lateral-direito Edílson, campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores em 2017, se encaminham para um desfecho positivo.

Ainda sem Ferreira, o Grêmio recebe o Ypiranga a partir das 16h30 deste sábado na Arena. Se vencer e tirar a diferença no saldo de gols para o Canarinho, foge do Gre-Nal na semifinal. Caso contrário, terá mais dois clássicos pela frente para tentar chegar à decisão.



Veja também