O Grêmio ainda está distante da “decolagem” prometida por Renato Portaluppi no Brasileirão. Mas pode encerrar o primeiro turno em alta na competição. Se vencer o Bragantino na segunda-feira, na Arena, o Tricolor chegará à terceira vitória consecutiva na temporada depois de quase três meses.

Com os jogos de sábado, o time gaúcho caiu para o 10º lugar na tabela, com 24 pontos e um jogo a menos. A distância para o G-6 segue em três pontos. Mas para o G-4 aumentou para oito após a vitória do Fluminense sobre o Fortaleza.

Invicto há cinco jogos, o Grêmio venceu o Athletico-PR por 2 a 1 no último final de semana pelo Brasileirão e estreou na Copa do Brasil com vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, na quinta-feira. O objetivo é superar os paulistas no duelo que fecha o primeiro turno para se aproximar da zona de classificação à Libertadores.

Caso saia da Arena com os três pontos, o Grêmio repetirá a sequência atingida no início de agosto. Entre os dias 2 e 9, o time de Renato engatou três vitórias seguidas pela última vez. Venceu Novo Hamburgo (4 a 3) e Inter (2 a 0), pelo Gauchão, e o Fluminense (1 a 0), na estreia do time no Brasileirão.

Renato Portaluppi busca melhorar situação do Grêmio na tabela — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi busca melhorar situação do Grêmio na tabela — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Apenas em outras duas vezes na atual temporada o time de Renato venceu três partidas consecutivas. A primeira logo no início do ano, contra Brasil-Pel, São José-RS e Esportivo, pelo Gauchão. E a segunda em março, quando superou Juventude e Pelotas, também pelo estadual, e o América de Cali entre os dois, na estreia pela Libertadores.

Para o confronto contra o Bragantino, Renato terá um reforço à disposição. Recém-chegado do Cerro Porteño, o argentino Diego Churín teve a situação regularizada na CBF na última sexta-feira e fará sua estreia pelo clube. Resta saber se inicia entre os titulares ou começa no banco de reservas.

Renato mantém o mistério sobre a escalação, mas a tendência é uma equipe mista. Alguns titulares devem ser poupados para o jogo de volta contra o Juventude, na próxima quinta. Orejuela e Cortez, alternativas na Copa do Brasil, voltam às laterais. Maicon é dúvida.

Uma provável escalação do Grêmio tem: Vanderlei; Orejuela, David Braz, Rodrigues (Paulo Miranda) e Bruno Cortez; Lucas Silva (Maicon) e Darlan; Luiz Fernando, Robinho (Jean Pyerre) e Everton; Diego Churín.

O Grêmio recebe o Bragantino na segunda-feira, às 20h, na Arena, pela 19ª rodada do primeiro turno do Brasileirão. O Tricolor tem um jogo atrasado, contra o Goiás, pela 6ª rodada, ainda sem data definida.



Veja também