Em casa, contra um adversário que está na zona de rebaixamento, o Grêmio vai em busca da sua terceira vitória no Campeonato Brasileiro às 19h15min desta quarta-feira (7), contra o Coritiba, pela 14ª rodada. Ainda que o técnico Renato Portaluppi escale força máxima, a equipe terá desfalques importantes para o jogo na Arena.

O meia-atacante Alisson, titular absoluto do time, ficará de fora por conta de uma fadiga muscular. Autor de dois gols e oito assistências em 2020, ele é o jogador de linha que mais atuou com a camisa gremista no ano. Dos 35 jogos disputados pelo Tricolor, participou de 30. Todos como titular, com média de 84 minutos em campo por partida.

Assim, serão seis desfalques certos para o duelo contra o Coxa, 17º colocado na tabela do Brasileirão (duas posições atrás do Grêmio). Além de Alisson, os zagueiros Pedro Geromel e Walter Kannemann e o meia Jean Pyerre estão com covid-19. O lateral-esquerdo Bruno Cortez, suspenso, também fica de fora. Outro que não jogará é Everton, que não foi relacionado para a partida.

Para a vaga de Alisson, Renato tem quatro alternativas: Robinho, Luiz Fernando, Guilherme Azevedo e Ferreira. Os mais cotados são os dois primeiros, que têm sido mais utilizados pelo treinador. Ferreira, apesar do gol contra o Palmeiras, na 11ª rodada, ainda não está 100% fisicamente, fora que costuma atuar pelo lado esquerdo do ataque. Na defesa, David Braz e Paulo Miranda devem seguir no time. Na esquerda, entra Diogo Barbosa. E, no meio, permanece o esquema com três volantes.

— A cada jogo, Renato estuda o adversário e, durante a semana, a gente trabalha em cima da forma como as equipes atuam. A partir disso, treinamos formas para tentar surpreender durante a partida — explicou o zagueiro Paulo Miranda em coletiva na tarde de terça-feira (6).

Ele também falou sobre a situação do Grêmio na tabela do Brasileirão. Com um jogo a menos, o time ocupa a 15ª posição, com 14 pontos — dois à frente do Coritiba, que abre o Z-4, e a sete do Flamengo, quarto colocado.

— Não nos sentimos pressionados. Sabemos que, a cada partida, precisamos vencer. Temos certeza de que os resultados positivos vão acontecer. Estamos concentrados e pensando jogo a jogo para que as coisas deem certo na competição — disse Paulo Miranda.

Para o duelo desta noite, Renato Portaluppi deve mandar a campo Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa; Lucas Silva; Robinho (Luiz Fernando), Maicon (Darlan), Matheus Henrique e Pepê; Diego Souza.

Já o Coritiba, do técnico Jorginho, tem na provável escalação Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Hugo Moura, Ramón Martínez, Matheus Sales e Guilherme Biro (Matheus Bueno); Gabriel (Pablo Thomaz) e Robson.



Veja também