Foto: Lucas Uebel

A pressão passou para o lado tricolor. O Corinthians já cumpriu seu compromisso na 16ª rodada do Campeoanto Brasileiro, venceu e abriu nove pontos para cima do Grêmio. Nesta segunda-feira, a partir das 20h, contra o São Paulo, será a vez dos vice-líderes gremistas. E a pontaria afiada do setor ofensivo, aliada ao retorno de Luan, é o principal trunfo para o time gaúcho manter a segunda melhor campanha como visitante do Brasileirão e se recolocar a seis pontos do Timão.

O poder ofensivo do Grêmio não é novidade. O clube gaúcho tem o melhor ataque da competição, com 30 gols marcados, 20 deles longe da Arena. Mas não só isso: é também a equipe que melhor arremata no Brasileiro. Segundo dados do Footstats, é o time com mais finalizações certas, mesmo com um jogo a menos que os rivais, com 91, empatado com a Chapecoense, que já jogou e venceu o Vitória nesta rodada.

Um processo que iniciou no ano passado, com muita conversa do técnico Renato Gaúcho, um atacante de rara qualidade na finalização. O principal recado sempre foi: dentro da área, quem precisa ficar inquieto é o adversário, que está na iminência de sofrer um gol.

– É treino. E o trabalho da comissão, que fala com os jogadores. O Renato sempre fala para a gente dentro da área ter calma que o desespero é dos adversários. Ter tranquilidade. Sempre está nos alertando. É um cara que tem experiência, viveu dentro da área e sabe. Sempre está conversando. E não só conversando, mas colocando em prática no trabalho. Isso está fazendo a diferença – comentou Cortez em entrevista ao GloboEsporte.com.

Soma-se aos bons números um fator subjetivo de confiança. Luan, tido como melhor jogador do Brasileirão por alguns – como Renato e até mesmo Tite, técnico da seleção brasileira – retorna ao time após ser preservado na rodada anterior, com desgaste físico. Ele é o quinto com mais finalizações certas do Brasileirão, atrás de Thiago Neves, Lucca, Everaldo (que saiu do Atlético-GO para o México) e Jô.

O Grêmio tem a segunda melhor campanha como visitante, atrás apenas do Corinthians, papa-números desta edição da competição. Tem aproveitamento de 66,6% fora de Porto Alegre. E vai tentar usar o contexto de pressão do São Paulo a seu favor nesta segunda-feira.

– Temos que estar tranquilos porque São Paulo tem grandes jogadores, é time grande, tem história muito grande. Além da situação que o time está, tem jogadores qualificados, que sabem lidar com a situação. Vamos para lá tentar jogar com a situação que ele estão e tentar fazer um bom jogo, tentar ter a bola e trazer os três pontos para Porto Alegre – projetou o zagueiro Kannemann.



Veja também