
As três vitórias consecutivas do Grêmio, acrescidas de um bom desempenho, têm algo em comum. Em todas elas Renato Portaluppi conseguiu repetir a escalação. A única mudança foi a saída do lesionado Marcelo Oliveira para a entrada de Bruno Cortez. Mas a continuidade está com os dias contados. Já na quinta-feira, contra o Zamora, pela Libertadores, o treinador poderá poupar alguns titulares.
Aliás, a comissão técnica vive um dilema: preservar atletas na quinta ou no domingo, contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. A única certeza é que na quarta-feira, dia 31, os titulares estarão em campo para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Grêmio terá de priorizar uma partida ou outra. Há a possibilidade da utilização de time misto nos próximos dois jogos. O confronto de quinta, apesar da fragilidade do adversário, é importante para terminar na primeira colocação do Grupo 8 da Libertadores. “Por mim eu jogava todas. A gente ainda não teve uma conversa para tratar desse assunto. Mas o Renato vai saber gerir essa situação da melhor forma e montar uma estratégia. Quem jogar, tem de estar preparado”, diz o zagueiro Geromel. “O Zamora tem qualidade, temos que encarar com muita dedicação. Não vamos entrar nessa de que é uma barbada, tem que ter respeito”, continua.
A novidade diante dos venezuelanos pode ser a presença do lateral-direito Edílson. O volante Maicon e o atacante Bolaños ainda não reúnem condições de jogar na quinta. “Nós optamos por pensar jogo a jogo. O próximo é sempre o mais importante. Agora é Libertadores, queremos terminar em primeiro no grupo. É uma partida que decide a nossa chave e a classificação geral”, lembrou Geromel. Se terminar em primeiro, o Grêmio garante a vantagem de jogar em casa o segundo duelo das oitavas de final.
O Tricolor também faz as contas na classificação geral da Libertadores. Derrotando o Zamora na Arena, há uma grande chance de encerrar a fase de grupos entre os três ou quatro melhores. Diferentemente de anos anteriores, o adversário nas oitavas de final será definido em sorteio pela Conmebol.