Nunca na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos o Grêmio teve um início tão ruim como o de 2019. Após sete rodadas, a equipe de Renato Portaluppi soma cinco pontos em 21 disputados, com um aproveitamento de 23,8%. Há 16 anos, desde que a fórmula foi alterada para a atual, os piores inícios foram em 2003, 2006, 2010 e 2011, quando o Tricolor somou oito pontos em sete partidas e obteve 38% de aproveitamento.

Nos campeonatos que começou com campanhas ruins, o Grêmio obteve duas colocações “abaixo do meio da tabela”, 20º em 2003, quando a competição 24 participantes, e em 2011, já com 20 clubes, quando chegou na 12ª colocação. Em 2006 e 2010, o Tricolor reagiu e chegou na terceira e na quarta colocação, respectivamente. Nem mesmo no ano em que foi rebaixada, em 2004, a equipe gremista teve rendimento tão ruim nas primeiras sete rodadas. Na época, chegou a somar duas vitórias, quatro empates e uma derrota, somando 10 pontos.

Apesar do momento de instabilidade, Renato Portaluppi segue confiante na reversão da situação. Até o dia 14, início da Copa América, o Tricolor enfrenta o Fortaleza, no estádio Centenário, no sábado, às 19h, e o Botafogo, no dia 12, às 19h15min, no Engenhão.

“O Grêmio classificou na Copa do Brasil e na Libertadores. Agora, devido aos desfalques, a equipe não pode jogar bem em todos os jogos. Continuo afirmando que o Grêmio joga o melhor futebol do Brasil. Tanto que com sete ou oito desfalques, dominamos o Bahia, mas erramos as oportunidades que criamos. (…) Não tem nada de ‘nana neném’, de ‘vai decolar’, o Grêmio é muito grande e daqui um pouco vamos sair desta situação”, afirmou o treinador.

Em sete rodadas, o Tricolor ocupa a 18ª colocação com cinco pontos, na frente apenas do Avaí, 19º, e Vasco da Gama, 20º, com três. O Grêmio tem a quarta pior defesa do Brasileirão com 11 gols sofridos, ao lado de CSA e Fortaleza. Na frente do Fluminense, que sofreu 15, do Cruzeiro, que tomou 14 gols e do lanterna Vasco, que foi vazado 13 vezes.

Depois da folga de domingo, o grupo se reapresenta nesta segunda-feira, às 15h30min, para o primeiro treinamento da semana. As demais atividades  ainda não foram informadas. O Tricolor irá enfrentar o Fortaleza no Centenário, já que a Arena foi cedida para a Conmebol preparar o estádio para a Copa América. O jogo ocorre no sábado, às 19h.



Veja também