As chances de acesso do Grêmio à Série A do Campeonato Brasileirão passam de 90%, conforme as projeções. Os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG indicam 92,9%, enquanto o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, fala em 95% a probabilidade de retorno do time gaúcho à elite.

Com a goleada por 5 a 1 sobre o Operário na noite de terça-feira, na Arena, pela 23ª rodada da Série B, o Grêmio assumiu a segunda posição, com 43 pontos, e abriu 10 de distância em relação ao Londrina, quinto colocado.

O time paranaense, aliás, tem aproveitamento próximo de 48%. Ao seguir com esse retrospecto, terminaria a Série B com 55 pontos, arredondando. Desta forma, nessa projeção, seriam necessários mais 13 pontos para o Grêmio garantir, no mínimo, a quarta colocação.

Essa pontuação, no entanto, nunca garantiu o acesso a uma equipe na história dos pontos corridos da Série B. O “número mágico” é de 64 pontos, que representa 56% de aproveitamento, abaixo dos 62,3% atuais do Grêmio.

O cenário atual do Grêmio

  • O Grêmio é o segundo colocado, com 43 pontos;
  • Se o aproveitamento atual do quinto colocado for mantido, ou Grêmio precisaria de mais 13 pontos (quatro vitórias e um empate, por exemplo);
  • Para chegar aos 64 pontos, que dão 99,9% de probabilidade de acesso, o Grêmio precisaria de mais 21 pontos (o equivalente a sete vitórias em 15 rodadas).
Time do Grêmio após goleada na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Time do Grêmio após goleada na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Restam 15 rodadas para o fim do campeonato. Destas, o Grêmio joga oito partidas em casa, incluindo confrontos contra os outros três integrantes do G-4: Cruzeiro, Vasco e Bahia, nesta ordem, conforme o calendário.

A atual rodada da Série B foi “quase perfeita” para os gaúchos. O então vice-líder Bahia foi derrotado pelo Sampaio Corrêa, assim como o Vasco diante da Ponte Preta. O Londrina também perdeu, mas para o Cruzeiro, líder isolado com 52 pontos, nove a mais que o Grêmio.

Daqui duas rodadas, o Tricolor faz duelo direto contra a Raposa na Arena. Antes, enfrenta o CRB, pela 24ª rodada. A partida no Estádio Rei Pelé, em Maceió, acontece no próximo sábado, às 20h30.



Veja também