A eliminação para o Flamengo na Libertadores, com direito a goleada por 5 a 0, colocou a tão saudada defesa do Grêmio no divã. Mas o setor comandado por Geromel e Kannemann mostrou que o placar do Maracanã foi um fato isolado. Com seis vitórias em sete jogos pelo Brasileirão, o Tricolor garantiu-se na competição continental em 2020. Sofreu apenas quatro gols. Dois de pênalti e dois de falta.

Ao todo, são 34 bolas na rede tricolor em 34 rodadas do Campeonato Brasileiro. Ou seja, a média é de um gol sofrido por jogo. O Grêmio possui a quinta defesa menos vazada, ao lado do Ceará, e atrás de São Paulo (25), Palmeiras (27), Athletico (31), Corinthians, Flamengo e Santos (30).

— Sabemos que é difícil, mas estamos no caminho certo. É uma marca fantástica, sete jogos e seis vitórias. Temos mais quatro jogos pela frente, vamos começar a fazer as contas para ver o que a gente precisa. Nosso principal objetivo é continuar com o Grêmio na Libertadores do ano que vem — destaca o técnico Renato Gaúcho.

Grêmio após queda na Libertadores

  • 28ª rodada – Grêmio 3 x 0 Botafogo
  • 29ª rodada – Vasco 1 x 3 Grêmio
  • 30ª rodada – Grêmio 2 x 0 Inter
  • 31ª rodada – Grêmio 2 x 1 CSA
  • 32ª rodada – Chapecoense 0 x 1 Grêmio
  • 33ª rodada – Grêmio 0 x 1 Flamengo
  • 34ª rodada – Palmeiras 1 x 2 Grêmio
Kannemann voltou a ser titular contra o Palmeiras — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Kannemann voltou a ser titular contra o Palmeiras — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Nas vitórias sobre Vasco (3 a 1) e CSA (2 a 1), Paulo Victor foi vazado a partir de cobranças de falta diretas. A derrota para o Flamengo na Arena veio a partir de um pênalti convertido por Gabigol.

No último domingo, o Grêmio carimbou a invencibilidade de mais de um ano do Palmeiras ao fazer 2 a 1, com direito a gol nos acréscimos de Pepê. O Verdão marcou em penalidade batida por Bruno Henrique.

O período tem mudanças na linha defensiva, sem deixar cair o desempenho. Contra o Vasco, Geromel e Kannemann foram substituídos por Paulo Miranda e David Braz. Diante da Chapecoense, a dupla de zaga teve David Braz e Kannemann.

David Braz voltou à equipe frente ao Flamengo, ao lado de Geromel. Além disso, Léo Moura e Galhardo têm se revezado na lateral direita.

No embalo da defesa, o elenco do Grêmio treina na tarde desta terça-feira, novamente no Paraná. Na quarta, o Tricolor encara o Athletico, na Arena da Baixada, pela 35ª rodada do Brasileirão, às 21h30.



Veja também