Depois das turbulências do Gre-Nal, o Grêmio começa a planejar a estratégia para enfrentar o Paraná, no sábado, pela 25ª rodada do Brasileirão. Porém, o cronograma vai além do campeonato nacional e respinga no primeiro duelo das quartas de final da Libertadores diante do Atlético Tucumán, na terça-feira seguinte. É a primeira semana cheia para Renato Gaúcho treinar a equipe desde a parada para a Copa do Mundo.

Maicon, responsável por mais uma polêmica pós-clássico devido a suas declarações em entrevista coletiva na terça, é a principal dúvida gremista. O meio-campista faz trabalhos físicos e tratamento na coxa esquerda para estar à disposição do treinador o mais breve possível. Nesta quarta, a comissão técnica deve definir sua presença ou não no jogo do fim de semana

Renato terá semana cheia para trabalhar elenco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Renato terá semana cheia para trabalhar elenco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Com intervalo de 72 horas entre os compromissos por Brasileirão e Libertadores, os titulares do Grêmio poderão ficar nove dias sem jogar. Tudo vai depender da escolha de Renato: enfrenta o Paraná com força máxima na Arena ou preserva o time principal para encarar o Atlético Tucumán com o “tanque cheio”.

Pela primeira vez desde o fim da Copa do Mundo, o Tricolor não terá um embate no meio da semana. Por uma razão indigesta: a queda nas quartas de final da Copa do Brasil. Fica de ponto positivo a quase totalidade do elenco à disposição do treinador.

Em outros momentos, quando era preciso poupar os titulares no Campeonato Brasileiro, Renato ficava com um grupo reduzido em mãos. Os treinamentos se resumiam a coletivos entre os reservas e a equipe de transição ou até mesmo a categoria sub-20.

Maicon ainda tem presença incerta contra o Paraná — Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A.

Maicon ainda tem presença incerta contra o Paraná — Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A.

Neste contexto de divisão entre duas competições, a diretoria tentou de forma “incisiva”, como disse o presidente Romildo Bolzan Júnior, antecipar a partida contra os paranaenses para quinta-feira. O clube entende que poderia dar ritmo aos titulares sem prejudicar o descanso até o duelo pela Libertadores. Contudo, a CBF não atendeu a solicitação e causou desconforto entre os tricolores.

– Conversei com o presidente, diretoria, tentamos junto à CBF adiantar o nosso jogo do Paraná para jogar na quinta-feira, pelo menos. Mas o Grêmio não foi atendido, vai ter que jogar no sábado mesmo. Só não entendo a CBF. Ouço muita letrinha, aí quando o Grêmio pede para adiantar um jogo para jogar com força máxima, não libera. Vamos trabalhar durante a semana para ver o que vai acontecer – comentou Renato após a derrota no Gre-Nal.

Próximos jogos

  • 15/09 – Grêmio x Paraná – Brasileirão (25ª rodada)
  • 18/09 – Atlético Tucumán x Grêmio – Libertadores (quartas de final)
  • 23/09 – Grêmio x Ceará – Brasileirão (26ª rodada)
  • 29/09 – Fluminense x Grêmio – Brasileirão (27ª rodada)
  • 02/10 – Grêmio x Atlético Tucumán – Libertadores (quartas de final)

Após derrota no Gre-Nal, Renato criticou intransigência da CBF — Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.comApós derrota no Gre-Nal, Renato criticou intransigência da CBF — Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com

Após derrota no Gre-Nal, Renato criticou intransigência da CBF — Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com

O voo fretado rumo a Tucumán sai na noite de domingo, após treino à tarde, como de praxe na Libertadores. Por isso o resguardo quanto aos titulares. Em sexto no Brasileirão, o Grêmio está ligeiramente confortável na tabela. Os 41 pontos somados lhe colocam a três do Flamengo, que fecha o G-4, e oito acima do Cruzeiro, o sétimo colocado.

Com o foco momentâneo na partida de terça, pela Libertadores, o Tricolor terá tempo suficiente para retomar o Brasileirão sem precisar preservar jogadores. O compromisso seguinte é somente no domingo, dia 23, contra o Ceará, na Arena. Depois, no outro sábado (29), vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, beneficiado por mais uma semana livre.

O elenco volta a treinar na tarde desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. Além da dúvida quanto às condições de Maicon, o Grêmio tem como baixas o volante Michel, que teve uma entorse no tornozelo direito em jogo da Copa Wianey Carlet na semana passada, e Jael, fora por cerca de um mês depois de passar por artroscopia no joelho direito.



Veja também