As tentativas do Grêmio no mercado desenham as intenções do clube gaúcho para reforçar o elenco em 2020. Centradas no executivo Klauss Câmara, as negociações são pontuais para preencher as carências identificadas pela direção e comissão técnica durante 2019. Laterais, volante, meia e atacante estão nos planos. E um goleiro também pode chegar.
A promessa é por um grupo mais forte para o ano que vem depois de o Grêmio figurar entre os quatro primeiros em todas as competições disputadas. Na reta final do Brasileirão, Renato Gaúcho chegou a cobrar, em entrevista coletiva, investimento do Tricolor.
— Entendo o Renato, e a irreverência faz ele dizer isso. Compreendo, estou falando de coração porque temos uma relação muito próxima e já falamos sobre isso. Ele sabe que o Grêmio vai fazer toda necessidade ser atendida na medida do possível para deixar em condições de competir — disse o presidente Romildo Bolzan Jr. na premiação do Brasileiro.
Confira abaixo as opções especuladas no Grêmio:
Goleiro para brigar com Paulo Victor
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/Y/f/DVXkuJQdqsDwb6FTExbg/img-1078.jpg)
Vanderlei no treino do Santos — Foto: Caíque Stiva
Paulo Victor e Julio César têm contratos mais longos. Se o Grêmio conseguir envolver o segundo em algum negócio, buscará uma alternativa que esteja mais próxima do titular para brigar pela vaga de camisa 1.
Os nomes de Vanderlei, reserva do Santos, e Rafael, do Cruzeiro, foram falados internamente como alternativas no mercado. Mas tudo está atrelado a uma saída, por ora.
O Grêmio também deve começar 2020 sem Phelipe. A seleção brasileira sub-23 disputa o Pré-Olímpico entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro, e o goleiro pode ser chamado.
Laterais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/v/M/ZPaKdIRSm7qGZnrERYEg/49183212352-30ba9bad8f-k.jpg)
Caio Henrique é prioridade na lateral — Foto: Mailson Santana / FFC
Nesta semana, o GloboEsporte.com confirmou investidas do Grêmio pelo lateral-esquerdo Caio Henrique, do Fluminense, e pelo lateral-direito Victor Ferraz, do Santos. O Tricolor busca um jogador para cada lado.
A necessidade na direita é até numérica. Léo Moura e Galhardo deixaram o Grêmio com o fim dos seus contratos. O titular, Leonardo, se recupera de cirurgia no joelho direito e só volta a treinar em maio do ano que vem. Madson retorna de empréstimo ao Athletico, mas pode ser negociado.
Pela esquerda, a prioridade é mesmo Caio Henrique. O Grêmio fez os primeiros contatos pelo jogador, emprestado ao Fluminense pelo Atlético de Madrid. No entanto, os cariocas têm a preferência até o final do ano e ainda negociam a permanência do atleta.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/06/48689590252_0c2857735e_o.jpg)
Victor Ferraz pertence ao Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Meia
O Tricolor procura um jogador para o setor criativo. Embora tenha Jean Pyerre e Luan, o Grêmio tem uma possibilidade de negociar o segundo com o Corinthians. O interesse do Timão se mantém forte e as negociações podem avançar até o fim desta semana. Em entrevista na noite de terça-feira, o camisa 7 despistou sobre o futuro.
O nome do momento é Raphael Veiga, do Palmeiras. O clube gaúcho fez uma oferta ao Verdão, tinha um princípio de acordo, mas não conseguiu acertar com o jogador. A negociação, por ora, está esbarrada nos valores pedidos pelo meia. Caso não saia transferência, o Grêmio partirá para outro nome.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/06/08/rib4145_Iz4TaC6.jpg)
Raphael Veiga está vinculado ao Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
À procura de volante e atacante
Com a saída de Rômulo, o Grêmio fica apenas com Maicon, Michel e Matheus Henrique para a função de volante, além dos jovens Darlan e Frizzo, titulares na última rodada do Brasileirão, contra o Goiás. Maicon vai passar por cirurgia em janeiro e fica fora do início de 2020.
Matheus Henrique também pode ser convocado para o Pré-Olímpico e desfalcaria as primeiras semanas de trabalho. Assim, dois dos cinco nomes permaneceriam fora de ação para o começo de Gauchão. Contudo, o Tricolor ainda não sinalizou nomes no mercado para o setor.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/11/24/49118178007_6f1ccbc8d9_o.jpg)
Maicon passará por cirurgia no início do ano e desfalcará Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
No ataque, a saída de Felipe Vizeu abriu espaço no elenco. Somadas a isso, há as situações de André e Diego Tardelli, que não engataram atuações de protagonismo em 2019. Os dois, inclusive, podem ser negociados depois do final desta temporada.
Com isso, Grêmio vai buscar um nome para reforçar o setor ofensivo. Até porque, pelas pontas, possui inúmeras opções. Alisson, Everton e Pepê já têm nível de titularidade, enquanto Ferreira também deve ganhar chances ao longo de 2020. Pepê e Everton despertam interesse de clubes de fora do país e podem ser vendidos.