Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Um cenário virou fator comum nos últimos jogos do Grêmio na Arena, pelo Brasileirão: sair atrás do marcador. O clube gaúcho foi vazado primeiro nos últimos quatro jogos na frente do torcedor. Por outro lado, conseguiu a recuperação na grande maioria dos confrontos, como foi na virada por 2 a 1 sobre o Vasco, no último domingo.

Em sete jogos disputados em casa no segundo turno, o Grêmio saiu atrás em cinco partidas. Dessas, conseguiu a virada em dois jogos e teve dois empates. Acabou derrotado somente uma única vez: em um duelo cheio de reviravoltas diante do Sport (derrota por 4 a 3).

A situação recorrente gera preocupação no elenco. Léo Moura, por exemplo, pede maior atenção para evitar gols sofridos, sobretudo, nos primeiros minutos.

– Os times sempre vão procurar atacar o Grêmio. Lógico que não queremos, mas acontece. Importante é a força para reagir e virar o jogo. Uma desatenção acaba acarretando o gol. É mais uma atençãozinha que tem que ter no início. Quando as equipes vêm jogar contra o Grêmio aqui, vêm de maneira diferente – analisa o lateral.

Jogos do Grêmio na Arena no 2º turno

Rodada Jogo Data Saiu atrás?
20ª Grêmio 1×1 Cruzeiro 22/08 Sim
22ª Grêmio 4×0 Botafogo 01/09 Não
25ª Grêmio 2×0 Paraná 15/09 Não
26ª Grêmio 3×2 Ceará 23/09 Sim
28ª Grêmio 2×2 Bahia 06/10 Sim
31ª Grêmio 3×4 Sport 27/10 Sim
33ª Grêmio 2×1 Vasco 11/11 Sim

Fora de casa, o Tricolor ainda saiu atrás contra o América-MG e buscou o empate. Ou seja, recuperou nove pontos no returno, após sair atrás do marcador.

Muito disso tem diretamente a ver com o sistema de marcação. No primeiro turno, o Grêmio ostentou a melhor defesa do campeonato, com somente oito gols sofridos (média de 0,42 por jogo). Ou seja, raramente era vazado e muito menos saía atrás no placar. No returno, já são 16 gols em 14 partidas (média de 1,14). A queda de rendimento fez com que o Palmeiras roubasse o posto de zaga mais segura.

Grêmio na Arena no returno

  • 14 pontos conquistados (65%)
  • 8 pontos “recuperados “

A entrada no G-4 após a virada por 2 a 1 sobre o Vasco serve de exemplo mais claro. Os comandados de Alberto Valentim abriram o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo com Thiago Galhardo, mas o Grêmio alcançou o empate sete minutos depois, com Jael.

Matheus Henrique vira contra o Vasco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Matheus Henrique vira contra o Vasco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Mesmo com o bloqueio carioca, os mandantes não se deram por satisfeitos. Tanta dedicação acabou recompensada. Já nos acréscimos, aos 49 da etapa final, Matheus Henrique arriscou de fora da área e contou com a colaboração de Martín Silva para confirmar os três pontos.

– Foi com a cara do Grêmio, imortal. Foi um gol importante para esse grupo, que merece – valorizou Matheus Henrique.

Focado na busca da Libertadores, o Grêmio tem um confronto direto na quinta-feira. Pega o São Paulo, que demitiu Diego Aguirre na noite do último domingo. A partida será disputada às 19h, no Morumbi. Ambos têm 58 pontos, mas os gaúchos fecham o G-4 e os paulistas aparecem em quinto em razão do número de vitórias.



Veja também