Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Na base do sofrimento, o Grêmio fez valer a chance que tinha de retomar o posto no G-4 do Brasileirão. Com um gol chorado de Matheus Henrique aos 49 minutos do segundo tempo, o Tricolor venceu o Vasco por 2 a 1 na tarde de domingo, na Arena, e subiu para a quarta colocação. Mas supera o São Paulo apenas pelo número de vitórias. E, por ironia do destino, os dois tricolores se encontram na próxima quinta com contornos de “grande decisão”.

Como o São Paulo empatou diante do Corinthians na noite de sábado, o time de Renato Gaúcho entrou em campo na necessidade de somar os três pontos para entrar no grupo que tem vaga direta à Libertadores de 2019. Mas foi surpreendido pelo Vasco aos 12 minutos de partida com o gol de Thiago Galhardo. Jael igualou aos 19, e tudo parecia se encaminhar para uma virada.

Só que o segundo gol quase não veio. O meio de campo mais uma vez não funcionou com Michel, Maicon e Cícero. Lento, o Grêmio tinha apenas as jogadas pelos lados para tentar furar o bloqueio cruz-maltino, que “estacionou o ônibus” em frente à área. Não fosse a falha de Martín Silva no apagar das luzes, em chute de Matheus Henrique, as 22 mil pessoas que foram à Arena no domingo sairiam decepcionadas com um empate.

– Vitória muito importante. A gente batalhou até o final. Não foi das melhores partidas nossas do ano, mas o que importa é o espírito vencedor que impusemos até o fim do jogo – comentou Everton.

Matheus Henrique comemora o gol do desafogo gremista na Arena — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Matheus Henrique comemora o gol do desafogo gremista na Arena — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

O time gaúcho chegou aos mesmos 58 pontos do São Paulo na tabela. Porém, troca de posição com os paulistas por somar 16 triunfos, contra 15 do rival. Na quinta-feira, os tricolores fazem um duelo mais que direto no Morumbi, às 19h.

– (São Paulo) É nosso concorrente direto, temos os mesmos pontos na tabela. Vai ser uma grande decisão – resumiu Pedro Geromel.

Geromel definiu partida de quinta como "grande decisão" — Foto: Roberto Azambuja/GloboEsporte.com

Geromel definiu partida de quinta como “grande decisão” — Foto: Roberto Azambuja/GloboEsporte.com

– Nesta reta final, muita coisa vai acontecer. Esta vitória era importantíssima dentro de casa, e nossa equipe buscou o tempo todo. Foi coroada no final com o gol do Matheusinho. Então, vamos lutar. Agora a gente pega o São Paulo, é um confronto forte no Brasileirão. Temos tudo para chegar lá e fazer um bom jogo – disse Léo Moura.

O pensamento dos jogadores é compartilhado pelo técnico Renato Gaúcho. Como costuma falar, o objetivo é jogar para vencer o tricolor paulista e já abrir três pontos de diferença. A fase do adversário ajuda. Após obter apenas dois triunfos nos últimos 10 jogos, o treinador Diego Aguirre foi demitido na noite de domingo.

Além de entrar no G-4, o Grêmio se beneficiou dos tropeços de todos os outros time acima na tabela. O Flamengo, em terceiro, perdeu. O líder Palmeiras e o vice, Inter, empataram. A distância até o segundo colocado, por exemplo, caiu para quatro pontos.

– Chegamos ao G-4, agora temos que pensar em não sair. Para isso, precisamos vencer. E estamos a dois pontos do Flamengo. Queremos o G-4, mas se der para beliscar algo a mais, tentaremos. Buscaremos vencer o São Paulo. Vemos nos jogos que, quem só se defende, acaba sendo fatal. Coragem não me falta – concluiu Renato.

Renato Gaúcho cumprimenta Jael após gol de empate contra o Vasco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Renato Gaúcho cumprimenta Jael após gol de empate contra o Vasco — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

A vitória sobre o Vasco deixou o Grêmio na quarta colocação, com 58 pontos, os mesmos do São Paulo, que cai para quinto pelo número de triunfos. Os dois tricolores se enfrentam na próxima quinta-feira, pela 34ª rodada do Brasileirão. A partida será às 19h, no Morumbi.



Veja também