O Grêmio espanta a crise com (mais) uma vitória em Gre-Nais e agora “respira” para dar sequência a um processo de reformulação em andamento em seu elenco. A diretoria gremista ainda trabalha por reforços. Mas entre saídas e chegadas, já mudou 28% da fotografia de seu elenco desde a retomada do futebol.

Entre julho e hoje, 25 de setembro, o Grêmio definiu as saídas de seis atletas do plantel de Renato Portaluppi. Outros quatro jogadores chegaram para reforçar o clube. E a tendência é de que mais movimentações ocorram nos próximos dias – para os dois lados.

Jogadores, comissão e funcionários juntos da diretoria em comemoração do título do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jogadores, comissão e funcionários juntos da diretoria em comemoração do título do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A começar pelas saídas. Caio Henrique voltou para o Atético de Madrid – e depois foi negociado com o Mônaco – ainda quando o time retomava as atividades. Depois, Frizzofoi emprestado ao Atlético-GO.

A despedida mais recente é a de Thiago Neves, que teve seu contrato rescindido com o clube – mesmo caminho de André. A diretoria também definiu as saídas de Everton Cebolinha, vendido para o Benfica, e de Luciano, envolvido em uma troca com o São Paulo por Everton.

Negociações do Grêmio:

  • Saídas: Everton Cebolinha (vendido ao Benfica), Caio Henrique (retorno ao Atlético de Madrid), Frizzo (emprestado ao Atlético-GO), André e Thiago Neves (rescisões) e Luciano (envolvido em troca com o São Paulo)
  • Chegadas: Everton (troca com o São Paulo), Diogo Barbosa (definitivo), Luiz Fernando (empréstimo) e Robinho (definitivo)

Na contramão, o Tricolor buscou quatro reforços desde a parada. A última delas foi a única que demandou um investimento maior do clube. O Grêmio pagou R$ 10 milhões por 25% dos direitos de Diogo Barbosa, do Palmeiras.

Além deles, Everton chegou na troca com o São Paulo por Luciano. Luiz Fernando, por empréstimo do Botafogo. E Robinho assinou contrato após rescindir com o Cruzeiro.

As movimentações devem seguir tanto para reforços, quanto possíveis saídas do elenco. A diretoria gremista sonha com a contratação de Cavani e mantém o olhar atento em busca de um volante e um meia.

Os vínculos dos jogadores do Grêmio

Até dez/2020Até mar/2021Até dez/2021Até dez/2022Até dez/20223Até dez/2024
Julio CesarRobinhoBrenoPaulo VictorLucas SilvaPepê
OrejuelaVanderleiLeonardoJean Pyerre
Marcelo OliveiraVictor FerrazGuilherme GuedesAlisson
Diego SouzaBruno CortezPaulo MirandaMatheus Henrique
David BrazRuanDarlan
Pedro GeromelKannemannGuilherme Azevedo
MaiconRodriguesRildo
Luiz FernandoPatrickDiogo Barbosa
Lucas AraújoIsaque
FrizzoThaciano
Everton

Fonte: ge

Uma despedida é praticamente certa. Thaciano está afastado dos jogos até definir seu futuro. O Santos chegou a encaminhar um acordo pelo meia, mas convive com uma proibição da Fifa para registrar atletas.

Jean Pyerre, por sua vez, despertou o interesse do Palmeiras. Mas a tratativa não deve evoluir.

– O Jean Pyerre não existe, é assunto superado. Falar das qualidades do Jean Pyerre é desnecessário, porque todos sabem que é um extraclasse. Thaciano é um grande jogador, cobiçado. Existem negociações com três ou quatro opções, negócios bem encaminhados mas ainda não concluídos, que podem ser confirmados ali na frente – afirma o vice de futebol Paulo Luz.https://b563a994f2ae5f79bcc62a2900203743.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Como a atual temporada encerra apenas em meados de fevereiro de 2021, é importante projetar que esse elenco pode sofrer mais alterações. Sejam com chegadas ou saídas. Afinal, quatro jogadores da atual composição terão seus contratos encerrados em dezembro deste ano.

Confira abaixo o elenco atualizado do Grêmio:

  • Goleiros: Vanderlei, Paulo Victor, Júlio César e Brenno.
  • Laterais: Victor Ferraz, Orejuela, Bruno Cortez e Guilherme Guedes.
  • Zagueiros: Geromel, Kannemann, David Braz, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira, Rodrigues e Ruan.
  • Volantes: Maicon, Matheus Henrique, Darlan, Lucas Silva e Lucas Araujo.
  • Meias: Jean Pyerre, Robinho, Patrick e Rildo.
  • Atacantes: Diego Souza, Pepê, Alisson, Everton, Luiz Fernando, Isaque, Guilherme Azevedo e Fabrício.


Veja também