Muita gente deve ter feito uma pergunta bem simples quando a escalação do Grêmio para a vitória sobre o Cruzeiro foi divulgada: por que só agora? Depois da eliminação na Copa do Brasil, Renato Gaúcho promoveu uma mudança há muito pedida por grande parte dos torcedores: Diego Tardelli iniciou o jogo na vaga de André.
O Tricolor reagiu bem após a queda para o Athletico, goleou por 4 a 1 no Independência e deu a primeira amostra da nova formação. E muito passou pela troca no comando do ataque, apesar de Renato Gaúcho apontar um revezamento na posição. A outra novidade foi Michel no lugar do lesionado Maicon.
– A gente sabia que ia enfrentar um adversário qualificado, que estava disputando também uma semifinal de Copa do Brasil. E a melhor resposta que poderíamos dar para nós mesmos e para o torcedor era a vitória. Vínhamos de um golpe duro, mas com sabedoria o grupo conseguiu mostrar poder de reação num jogo importante como hoje (domingo) – destacou o goleiro Paulo Victor.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/08/48699907516_5825d53403_o.jpg)
Gremistas aplaudem torcida após goleada em BH — Foto: João Guilherme/Grêmio
Mais móvel, Tardelli alternou de posição frequentemente com Alisson e Everton, por vezes fechou a linha como ponta – só quando necessário – e ainda fez um gol de letra bem como centroavante, na pequena área.
A mudança de Renato surtiu resultado e deixou a impressão de que pode ser repetida na semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, dia 2 de outubro.
– Acho que a performance está aí, após uma eliminação daquelas que o Grêmio não foi bem. Três ou quatro dias depois, fez essa exibição, contra um grande adversário, um placar elástico – destacou o técnico após a partida.

Michel também reapareceu na escalação, embora não tenha mudado a característica do time, por ser também um jogador mais marcador. Ele substituiu Rômulo, que ficou no banco de reservas e foi titular na derrota para o Athletico.
A diferença em relação a Tardelli é que Michel ainda está em processo de retorno de lesão e, por isso, sua entrada em um jogo de mata-mata era mais difícil. Ainda assim, o volante surge como alternativa mais sólida para o setor. Maicon ainda se recupera de lesão muscular na panturrilha direita.
Pizza e refri
Para celebrar o resultado fora de casa diante de um dos grandes do futebol brasileiro, o Grêmio variou o cardápio do “almoço”, ainda no vestiário do Independência. Conforme a reportagem da RBS TV atestou, o elenco deixou para trás diversas caixas de pizza no estádio.
O meia Jean Pyerre entrou na brincadeira e relatou que os jogadores tiveram refrigerante à disposição, um dos inimigos na dieta de atletas de alto rendimento.
“(A comemoração) Foi com pizza e refri. (Sabores) Padrão, o que comemos em casa, calabresa, quatro queijos. Cada um vai onde se sente mais a vontade” (Jean Pyerre)
Antes de voltarem para Porto Alegre, jogadores do Grêmio almoçaram pizza com refrigerante no vestiário do Independência @globoesporters @globoesportecom pic.twitter.com/vcaDC5KlTe
— Victor La Regina (@VictorLaRegina) September 8, 2019
Depois da pizza, o Grêmio embarcou no ônibus e seguiu para o aeroporto de Belo Horizonte. Desembarcou em Porto Alegre ainda no início da noite de domingo, com a preocupação sobre Geromel, que deixou o Independência mancando.
O elenco ganha folga nesta segunda e só retoma os trabalhos na tarde de terça-feira, no CT Luiz Carvalho. O próximo compromisso será no domingo, contra o Goiás, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. A partida está marcada para as 16h, na Arena.