Grêmio quer fazer o “dever de casa” contra Cruzeiro

Tricolor recebe clube mineiro nesta terça buscando construir alguma vantagem na semifinal

15 de agosto de 2017 - Às 12:06
Foto: Lucas Uebel

O Grêmio tem feito muito bem o dever de casa na Copa do Brasil. Nas oitavas e quartas de final, contra Fluminense e Atlético-PR, respectivamente, o Tricolor fez a partida de ida na Arena e em ambas encaminhou a classificação no primeiro duelo. Vitória por 3 a 1 sobre o Flu e goleada de 4 a 0 em cima do Atlético. Nesta quarta-feira, começa a semifinal diante do Cruzeiro. Um jogo de maior grandeza em relação às fases anteriores, mas no qual o objetivo é o mesmo: vencer para levar uma boa vantagem para Belo Horizonte.

Grêmio e Cruzeiro protagonizaram um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro deste ano, na 8ª rodada. O desempenho do time no empate em 3 a 3 no Mineirão foi considerado por Renato Portaluppi como o melhor da temporada. “Esse jogo da Copa do Brasil talvez vai ser mais estudado em relação ao do Brasileirão. O regulamento é diferente, o gol fora de casa conta muito, tem que se precaver, acho que será um jogo mais cadenciado”, acredita o volante Arthur.

Alçado ao time titular no início do Brasileiro, Arthur não participou dos jogos contra o próprio Cruzeiro no ano passado, quando o Tricolor passou para a final da Copa do Brasil ao eliminar a equipe mineira.“Eu estava no elenco, mas não cheguei a jogar. A dupla de volantes (Walace e Maicon) era indiscutível”, lembra Arthur.

A diferença na comparação com 2016 é que naquela oportunidade o Grêmio decidiu o confronto na Arena. “Precisamos fazer valer o fator casa, conseguir alguma vantagem para decidir lá”, comenta Arthur.

Para reforçar a importância do duelo de amanhã, Renato, além de ter poupado os titulares no final de semana, aumentou o período de concentração do grupo de jogadores. Nessa segunda, após o treino, os atletas já se deslocaram para o hotel onde o Grêmio se concentra.

“Começar com o pé direito dentro de casa é muito importante. Foi assim contra o Atlético, temos que fazer um placar seguro para decidir em Belo Horizonte. Fora de casa, contra o Cruzeiro, a gente sabe que é complicado”, destaca o volante Michel. “O Grêmio vem forte para conquistar esse título, com os pés no chão”, completou Michel, que busca sua primeira conquista com a camisa do clube.

Expectativa de Arena lotada

A torcida deverá ser mais uma aliada do Grêmio na partida de amanhã. O clube já vendeu cerca de 19 mil ingressos de forma antecipada e a expectativa é de que mais de 40 mil gremistas lotem a Arena. Arquibancada Norte e Superior Leste estão esgotadas. A dificuldade dos torcedores em chegar à Arena em jogos considerados grandes vai fazer com que a EPTC mude o esquema de trânsito para o jogo de amanhã. Alterações como a liberação da alça de acesso da RS 448 e o fluxo de parte da rua Voluntários da Pátria em sentido único serão adotados.



Veja também