Foto: Eduardo Deconto

A estratégia do Grêmio no ano apresenta indícios de que sofreu alteração. Um ajuste dentro da política de poupar jogadores em meio a três competições e duelo decisivos. A projeção do presidente Romildo Bolzan Júnior, após o 3 a 1 sobre o Vitória, é manter o time titular completo na sequência de jogos a seguir, com São Paulo, na segunda-feira, e Atlético-PR, na quinta.

O mandatário não fez a colocação como algo conversado e decidido com a comissão técnica, mas como um “sentimento”. Contra o Vitória, o Grêmio fez o resultado mesmo sem as presenças de Geromel, Michel e Luan, preservados seja pela parte física, seja por uma virose, no caso do volante.

– É segunda e depois quinta. Luan descansou, Geromel teve a restrição, tivemos o Michel que não pode jogar, ajuda de certa forma, para ir mesclando na necessidade. Acaba sendo um facilitador. Acho que vamos jogar as duas partidas com time de ponta, mas é um sentimento. O que o Renato vai fazer, vamos discutir isso, se faz a primeira análise no desgaste do elenco. Se for comprometer, vamos saber dosar. O debate acontecerá. Vejo em condições de jogar com o time titular as duas partidas – comentou Romildo após o jogo.

Nesta mesma edição do Brasileirão, o Grêmio usou de estratégia diferente antes de jogos decisivos. Poupou todo o time titular contra Sport e Palmeiras, antes de duelos em Copa do Brasil e Libertadores. Até agora, o resultado é positivo, com vantagem nas oitavas da Libertadores e nas quartas da competição nacional. Em 9 de agosto, enfrenta o Godoy Cruz na Arena, na partida de volta. Essa situação pode ter uma atenção diferente do clube novamente.

– A comissão tem dosagem muito clara com o departamento médico e preparação física. Faz avaliações seguras da capacidade física. Quando não utilizam é porque tem riscos de limites quase no esgotamento. É o caso do Luan. Time se comportou bem, venceu, fez três gols, mostra que temos condições de superar as dificuldades. Renato compartilha e com certeza pensa com as informações que tem. Somos sensíveis, já que temos situação muito longa, poupar vai fazer parte da estratégia daqui para frente – completou o presidente gremista.

O próximo compromisso tricolor é na segunda-feira, contra o São Paulo, no Morumbi. Os jogadores ganharam folga na quinta, após retornar de Salvador. Renato terá os retornos de Luan, Michel e Geromel para o confronto.



Veja também