
O torcedor gremista deverá ter bons motivos para aguardar o sábado de 15 de setembro deste ano. Para esta data, quando o clube completa 115 anos, está prevista a inauguração da tão aguardada estátua do técnico Renato Portaluppi, que havia pedido, em tom de brincadeira, a homenagem após a conquista da Copa do Brasil de 2016 e reiterado o desejo após erguer a Libertadores do ano passado.
Quem confirmou a homenagem e a provável data de inauguração foi o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, durante a cerimônia de entrega dos prêmios aos destaques do Campeonato Gaúcho, na noite da última segunda. O mandatário confirmou a intenção de relacionar a estátua ao aniversário do clube, e também que, no mesmo dia, haverá uma homenagem ao zagueiro Geromel, que terá seus pés imortalizados na Calçada da Fama do clube.
– O processo corre internamente e já tem uma série de propostas. A ideia é fazer a inauguração nas comemorações do aniversário, em setembro – afirmou o mandatário.
O curioso é que a inauguração pode rolar poucos dias após um clássico Gre-Nal. O confronto com o Inter, pelo segundo turno do Brasileirão, está marcado previamente para 9 de setembro, no Beira-Rio. Na rodada seguinte, está previsto o duelo com o Paraná, na Arena, no domingo, 16.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/11/21/f_302040.jpg)
Na próxima segunda-feira, haverá uma reunião no Conselho de Administração do Grêmio em que serão apresentadas propostas de artistas plásticos, além de definir detalhes como peso, altura e de que tipo de material será feita a estátua. Há até mesmo a possibilidade de um artista italiano esculpir a estátua em mármore de carrara.
A própria imagem de Renato a ser utilizada como base para o monumento ainda é discutida. A favorita é a cena da comemoração dos dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, no Mundial de Clubes de 1983, com o então atacante correndo de braços abertos. O próprio treinador já afirmou que essa é a sua preferida.
Geromel na Calçada da Fama
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/7/U/P6ieyJTBmLv6wTFaT5ww/27455775068-2632e1969f-o.jpg)
Além da estátua, para o dia 15 de setembro também haverá a homenagem ao zagueiro Pedro Geromel, que será o 42º jogador a colocar seus pés na Calçada da Fama do clube, por ter sido o capitão no tri da Libertadores, no ano passado.
A calçada está localizada na esplanada oeste da Arena, em frente ao museu do Grêmio, e tem assinaturas, pés e mãos de ex-jogadores e dirigentes históricos.
No Grêmio desde 2014, o defensor de 32 anos – que faz aniversário justamente na semana seguinte à homenagem – tem 188 jogos pelo clube. São nove gols marcados, quatro títulos e dois prêmios de melhor zagueiro do Brasileirão, em 2016 e 2017.