O Grêmio vai precisar de força para o jogo com o Independiente Del Valle, nesta quarta-feira, na Arena. E deve reforçar o elenco para a decisão da terceira fase da Libertadores com pelo menos quatro jogadores. Com maratona com jogos em 48 horas, também deve ter estreia dos reforços contratados.
A partida contra os equatorianos inicia uma maratona de jogos a cada 48 horas. Na sexta, o Tricolor encara o Caxias no Centenário em jogo adiado da primeira rodada do Gauchão, e deve atuar com reservas. No domingo, jogo com o Novo Hamburgo, na Arena. E no meio da próxima semana já tem marcado o início da Libertadores ou Sul-Americana.
Kannemann já treinou neste domingo e deve ser um reforço muito cirúrgico para o setor defensivo, já que Geromel segue fora e Ruan foi expulso no jogo de ida. Paulo Miranda completou neste domingo 15 dias da confirmação feita pelo Grêmio do teste positivo para Covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/v/j/ZAGUmVQNSdFSpxJtOQPw/51009064732-087cae5de5-o.jpg)
Kannemann em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Somam-se ao zagueiro outros três nomes que devem estar à disposição para o jogo: o meia Jean Pyerre, o volante Maicon e o atacante Pepê. Do trio, Maicon não teve lesão e atuou na vitória no Gre-Nal do fim de semana anterior. Saiu com dores, mas deve estar livre para atuar.
Pepê e Jean participaram de dois coletivos na semana, na terça e na quinta. Jean Pyerre já estava integrado aos trabalhos antes mesmo da viagem, conforme relato do técnico Renato Portaluppi após o Gre-Nal. Trabalha normalmente e tem chance de estar disponível no banco.
Pepê estava com dores no quadril e no púbis e fez uma longa recuperação por conta disso depois da final da Copa do Brasil. O clube estava preparando o atacante justamente para estes dois jogos da Libertadores. O jovem voltou a correr antes do clássico Gre-Nal e pode retomar seu espaço no grupo para a partida de quarta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/s/u/bUpV3kRSGobKZNMnIyUQ/50573790796-97a3c72f57-o.jpg)
Maicon e Pepê tambéme podem voltar — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
São nomes que podem eventualmente também surgir na maratona, como no jogo de sexta-feira, se a comissão não recolocá-los a jogar na Libertadores. Diego Churín ainda está dentro do período de recuperação de lesão muscular repassado pelo clube, enquanto Geromel faz reabilitação física.
A linha defensiva também tem a lateral como um problema, já que o titular Vanderson e o reserva Victor Ferraz estão afastados por conta da Covid-19. Felipe atuou no Paraguai e deve manter a vaga para o jogo da volta com o Del Valle. Uma alternativa seria recuar Alisson e tornar o time mais ofensivo.
Mas, para o Gauchão, há uma atração importante: Rafinha. O lateral-direito pode fazer sua estreia na sexta-feira, contra o Caxias. O lateral participou do coletivo contra o time sub-17 na terça e na quinta ao lado de Jean e Pepê e se aproxima de sua estreia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/K/3/DKWeGBQjugCuE2AGJA0A/51006369343-5efcbd5fd3-o.jpg)
Jean Pyerre pode voltar ao Grêmio após lesão — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O mesmo vale para o volante Thiago Santos, integrado aos trabalhos com os companheiros no domingo e com chance de estrear já nesta semana. Os dois não podem atuar nesta fase da Libertadores, mas são peças importantes para a maratona com o Gauchão.
Para o jogo de quarta, uma vitória simples classifica o Grêmio, já que anotou gol como visitante. Se o Del Valle fizer gol na Arena, a diferença precisará ser de dois gols no placar. O Tricolor treina na tarde destas segunda-feira no CT Luiz Carvalho.