LUCAS UEBEL / Grêmio / Divulgação

Pela segunda vez no período da pandemia, o time principal do Grêmio irá utilizar a estrutura do CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com os gramados do CT Presidente Luiz Carvalho sem condições de utilização pelas próximas duas semanas, o clube definiu ontem que a primeira parte da pré-temporada gremista será realizada em Eldorado.

A programação inicial do departamento de futebol era tocar todas as atividades em Porto Alegre, mas a estiagem do inicio de 2021 no Rio Grande do Sul atrapalhou os planos da direção. Após a conclusão da última temporada, um processo de manutenção nos campos foi iniciado. Mas por conta das dificuldades causadas pelas condições climáticas, o trabalho não será concluído até a reapresentação do grupo.

— Culpa da estiagem. Ficaremos utilizando a estrutura de Eldorado por até uns 10 dias — explicou o vice de futebol Denis Abrahão.

Por conta da situação, como já acontece com os meninos do grupo de transição, os trabalhos de pré-temporada serão divididos entre Porto Alegre e Eldorado. A reapresentação, exames médicos e demais avaliações serão realizados no dia 10 de janeiro no CT Presidente Luiz Carvalho. Os trabalhos de campo serão comandados por Vagner Mancini e sua comissão técnica no CFT Hélio Dourado. Uma das ideias é que o grupo trabalhe em dois turnos: inicie o dia com atividades na academia da estrutura da Capital e depois se desloque de ônibus para os trabalhos de campo.

O CFT Hélio Dourado conta com toda a estrutura necessária abrigar a pré-temporada do grupo principal. Após as reformas e construções das novas áreas, o espaço conta com academia, espaço para o departamento médico, além de quatro vestiários para os atletas e um espaço para receber a comissões técnica.

O espaço também está pronto para receber os jogadores nos períodos de descanso entre os turnos de treinamentos. Com as reformas feitas no terreno, e a construção de um alojamento, o grupo principal poderá evitar mais deslocamentos entre Porto Alegre e Eldorado. O espaço para descanso é composto por sala de acolhimento, refeitório, salas de convivência, sala de estudo, auditório, entre outras acomodações.

O refeitório tem uma área total de aproximadamente 761 metros quadrados, equipado com cozinha industrial completa para o preparo das refeições. Além de um campo para treinos, o grupo também poderá utilizar o estádio no terreno. O também foi utilizado pelo Grêmio no retorno do Gauchão em 2020. O clube mandou o jogo contra o Ypiranga no local. Como a categoria sub-20 está em São Paulo para a disputa da Copa São Paulo, o espaço ficou ocioso.

O técnico Vagner Mancini chega a Porto Alegre neste domingo (9) para definir os últimos ajustes da pré-temporada. Algumas das questões que ainda serão debatidas entre direção e comissão técnica. A necessidade de realizar amistosos ou jogos-treinos é um dos temas em aberto.

O período de treinos do grupo de transição também serve como observação para identificar possíveis dificuldades. O grupo, que disputará os primeiros três jogos do Gauchão para dar mais tempo de treinos para Mancini, está realizando atividades no local sob o comando do técnico Cesar Lopes. O time principal talvez tenha que adaptar a programação do time dos meninos da base. Estão marcados dois jogos-treinos para o grupo de transição. Estão previstos dois amistosos contra os times profissionais do São José e do Próspera/SC nos dias 12 e 15 de janeiro, respectivamente.

O Grêmio também terá uma novidade em relação a programação tradicional de pré-temporadas. O clube definiu que não irá realizar um período de concentração em hotel para todo o grupo. Os jogadores e comissão técnica se apresentam para o dia de atividades e serão liberados para dormir em suas próprias casas.



Veja também