A cada tropeço recente no Brasileirão, o Grêmio se complica cada vez mais no objetivo de buscar uma vaga direta à Libertadores. Ainda há um fio de esperança. Sem chances de G-4, o Tricolor agora luta para ser quinto colocado, o que pode garantir a classificação, mas não depende mais de si e terá a obrigação de secar o Fluminense.

A quinta colocação se torna decisiva no Brasileirão em um cenário certamente triste para os gremistas: em caso de derrota nas finais da Copa do Brasil. Como o Palmeiras já tem garantida a presença na fase de grupos da Libertadores, a vaga daquela competição cairia no Brasileiro.

Primeiro de tudo: o Grêmio precisa vencer seus dois jogos restantes na competição para que tenha chances de chegar na quinta posição. Ou seja, somar os seis pontos contra o Athletico-PR na próxima rodada, na Arena, e também contra o Bragantino, fora de casa.

Grêmio seca o Fluminense pelo quinto lugar — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Grêmio seca o Fluminense pelo quinto lugar — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Assim, o Tricolor chegaria a 62 pontos – hoje é sétimo, com 56. Atual quinto colocado, o Fluminense venceu o Ceará na última segunda-feira e atingiu os 60 pontos. O Verdão é o sexto, com 56, mas como já tem sua vaga garantida, acaba como coadjuvante nesta briga.

O Grêmio só ultrapassa o Flu se a equipe carioca somar no máximo um ponto nos jogos contra Santos, na Vila Belmiro, e Fortaleza, no Maracanã. Portanto, as projeções para o tricolor carioca seriam: duas derrotas ou um empate e uma derrota nestes compromissos.

Nem mesmo dois empates servem. Pois, nesse cenário, as equipes empatam em pontuação, mas os cariocas ficariam à frente pelo número de vitórias. Se o Flu vencer um dos jogos, as chances de G-5 acabaram para o Grêmio.

Claro que a situação do Grêmio é complicada para subir na tabela. Ao mesmo tempo, é preciso olhar para baixo e tomar cuidado para não perder até mesmo a vaga na segunda fase da Libertadores.

Afinal, o Tricolor pode acabar em nono colocado no pior dos cenários. Para isso, o Grêmio teria que perder seus dois jogos. A partir daí: o Athletico-PR precisaria somar seis pontos; e ou Santos ou Corinthians – que se enfrentam nesta quarta – teriam que vencer seus três jogos restantes.

O Grêmio inicou a preparação para esses dois jogos nesta terça-feira, na reapresentação do elenco no CT Luiz Carvalho. O Tricolor treina até sábado, para no domingo receber o Athletico-PR, na Arena, às 18h15, para o duelo da penúltima rodada do Brasileirão.



Veja também