Sob a gestão de Renato Portaluppi, o Grêmio privilegiou as competições de mata-mata na estratégia para ser campeão nos últimos anos. Com seis jogos de Campeonato Brasileiro pela frente, o time gaúcho irá tratar as partidas restantes de 2018 como confrontos de competição eliminatória. O objetivo de entrar no G-4 vira um bônus em uma temporada com duas taças conquistadas.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/11/08/44873000555_63fde59a21_o.jpg)
Renato conversa com grupo gremista — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A “cara de final” ganha ainda mais argumento em dois jogos particularmente. Depois do Vasco, adversário deste domingo, às 17h, na Arena, o Grêmio encara o São Paulo, no outro fim de semana. O Tricolor paulista é rival direto na briga pelo G-4, na quarta colocação, com 57 pontos – dois à frente do time de Renato. Dois jogos depois, pela frente o Flamengo, atualmente terceiro colocado, com 60.
– Temos que fazer como se fosse mata-mata esses últimos seis jogos. Não adianta pensar no último jogo se não fazer o dever contra o Vasco, por exemplo. Vai ser como mata-mata, para a gente alcançar a maior pontuação possível para terminar ali no G-4. É difícil conquistar o Brasileiro, mas não é impossível. Se não conquistar, que termine na melhor posição para terminar na fase de grupos da Libertadores e não jogue a pré, que é muito complicado – comentou o capitão Maicon.
Desde a chegada de Renato, em setembro de 2016, o Grêmio dá atenção diferenciada às competições de mata-mata. Preserva titulares antes dos jogos eliminatórios e reserva todas as forças para estas partidas. A Copa do Brasil conquistada há dois anos é exclusivamente de jogos eliminatórios, assim como a Recopa desta temporada. A Libertadores e o Gauchão, em 2017 e 2018 respectivamente, passam por fase de grupos e depois jogos de mata-mata.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/K/r/P9AyBbSRmOBPbBELTg5g/45745996932-745a5b8874-o.jpg)
Por sua vez, o Vasco também deverá encarar o jogo de maneira semelhante. Atualmente, está na luta contra o rebaixamento, como o 13º, com 38 pontos – quatro acima do Vitória, o primeiro no Z-4.
– Precisamos ter bastante cuidado, até pela situação que o Vasco se encontra, fará o jogo da vida nesta reta final. Mas para nós também, temos que fazer um grande jogo, respeitar o adversário, mas temos o objetivo de alcançar a melhor pontuação possível para entrar direto na Libertadores. Trabalhamos forte e vamos muito bem preparados para fazer um grande jogo – completou o capitão.
Kannemann e Ramiro devem ser baixas para o Grêmio. Luan, por outro lado, volta de lesão e deve ser opção no banco de reservas. O lateral-direito Leonardo é dúvida, após deixar o treino desta sexta-feira mais cedo, e deve dar lugar a Léo Moura entre os titulares.