A classificação antecipada do Grêmio na Libertadores fecha um capítulo e dá a chance de todas as atenções se voltarem para a reação no Campeonato Brasileiro. A começar pelo Gre-Nal neste sábado, às 17h, na Arena. E o Tricolor não engata uma série de vitórias seguidas há 55 dias.

A última vitória veio na terça, sobre a Universidad Católica, pela Libertadores. O Grêmio, assim, tem a possibilidade de iniciar uma sequência que não acontece desde o início de agosto, quando o time de Renato Portaluppi bateu Novo Hamburgo e Inter, pelo Gauchão, e o Fluminense, pelo Brasileirão.

Pepê comemora gol em vitória do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Pepê comemora gol em vitória do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio chegou a ter uma invencibilidade de 16 partidas na temporada. Mas desde a derrota para o Caxias, na final do Gauchão, são 10 jogos disputados, com três vitórias, três empates e quatro derrotas. Esta oscilação é o alvo do momento.

— Vai ser fundamental agora nesta fase do ano ter uma sequência de vitórias. A vitória gera muita confiança. E no futebol isso é muito importante — apontou o goleiro Vanderlei.

“Oscilamos bastante durante o ano, mas é normal. É um ano atípico. Não foi só o Grêmio. Estamos em evolução. Agora queremos uma sequência de vitórias” (Vanderlei)

São 55 dias entre a vitória na estreia do Brasileirão sobre o Fluminense e o jogo deste sábado. Depois de dividir foco com o Estadual e a Libertadores, o Grêmio terá cinco partidas consecutivas pela Série A. Depois do clássico, enfrenta Coritiba, Santos, Botafogo e São Paulo, os dois paulistas como visitante.

Grêmio garante classificação para as oitavas de final da Libertadores

Essa é a tabela até o jogo com o América de Cali, dia 28, pela Libertadores. E, já classificado às oitavas, Renato eventualmente pode até optar em preservar atletas neste compromisso.

— Estamos focando mais no Brasileirão. Conseguimos um dos objetivos, que era a classificação na Libertadores. A Copa do Brasil não é momento. Precisamos focar no Brasileirão, na sequência de jogos que vamos ter agora, ter uma reação — destacou o goleiro.

O Grêmio faz o último treino antes do Gre-Nal nesta sexta-feira à tarde. Renato conta novamente com Lucas Silva, Maicon, Jean Pyerre e Everton. Geromel e Kannemann seguem afastados, com Covid-19.



Veja também