O Grêmio planeja a construção de um novo centro de treinamentos para crianças na faixa dos 5 aos 14 anos de idade nas imediações da Arena e do CT Luiz Carvalho, usado pelo elenco profissional. O clube abriu tratativas com a Prefeitura de Porto Alegre e com uma empresa privada para trocar o terreno que atualmente abriga a Escola de Formação do clube, no CT do Cristal, por uma nova área.
A Multiplan, empresa que possui centros comerciais, entre eles um shopping, próximo ao CT do Cristal, manifestou interesse em explorar a área atualmente do Grêmio. A prefeitura intermedeia as negociações, que também contam com o governo do Estado, responsável por ceder a nova área para o clube ao lado do CT Luiz Carvalho. A empresa ficaria com a obrigação da construção do novo espaço para os jovens tricolores.
A nova área tem cerca de 9,5 hectares, o que deixar o complexo gremista na zona norte com cerca de 13 hectares, já contabilizado o atual centro do time profissional. Se o negócio for concretizado, a mudança levaria praticamente todo o clube para o entorno da Arena. Apenas as categorias de base, entre sub-15 e sub-20, ficariam no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.