A arrancada de Tiago Nunes no Grêmio consolida números importantes do sistema ofensivo, especialmente. Em apenas dois meses na temporada 2021, o Tricolor já marcou praticamente a metade dos gols em todas as partidas válidas por 2020.

Até agora, são 20 partidas disputadas e 49 gols feitos – média de 2,45 por jogo. Com Tiago Nunes no comando, a equipe contabiliza 100% de aproveitamento em cinco compromissos e 17 gols marcados.

No ano passado – que adentrou 2021 -, foram 101 gols em 74 jogos. Se mantido o desempenho recente, o Tricolor já ultrapassa as 50 bolas na rede em 2021 contra o Lanús, na quinta-feira, pela Sul-Americana.

Aliás, se comparada aos primeiros 20 jogos de 2020, a marca fica ainda mais significativa. No período, foram 29 gols feitos com o grupo principal — o time de transição disputou a Recopa Gaúcha ainda em janeiro. A média cai para 1,45 gol por jogo.

Jogadores do Grêmio em goleada sobre o Aragua — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jogadores do Grêmio em goleada sobre o Aragua — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Meu papel é encontrar características complementares que podem nos aproximar das vitórias. A ideia principal é ter uma equipe muito competitiva, ofensiva, com agressividade e que busque a vitória sempre.— Tiago Nunes em sua apresentação no Grêmio

Os gols do Grêmio

  • 101 gols em 74 jogos em 2020
  • 29 gols nos primeiros 20 jogos de 2020
  • 49 gols em 20 jogos em 2021

Os números positivos se explicam por dois resultados específicos. Um ainda com Renato Portaluppi no comando: a goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho, na segunda fase da Libertadores. Na semana passada, o 8 a 0 sobre o Aragua, pela Sul-Americana, ajudaram a aumentar a estatística.

Até o momento, dois nomes centralizam o setor ofensivo. O centroavante Diego Souza é o artilheiro com 12 gols em 12 jogos, enquanto Ferreira vem logo atrás, com oito em 18 partidas. Depois deles, há uma pulverização de goleadores.

Seis jogadores têm mais de um gol no ano: Ricardinho fez quatro; Léo Pereira e Guilherme Azevedo, três; Jean Pyerre e Luiz Fernando acumulam dois cada.

Outros 12 atletas balançaram as redes uma vez: Lucas Silva, Maicon, Pedro Lucas, Alisson, Paulo Miranda, Churín, Vanderson e Matheus Henrique. Lucas Araújo, Thaciano, Isaque e David Braz, todos já negociados, também. Ainda há o gol contra de Hernández, do Aragua.

Na quinta-feira, o Grêmio enfrentará o Lanús, principal rival no Grupo H da Sul-Americana, e depois inicia a final do Gauchão, contra o Inter, no domingo.



Veja também