Grêmio mira vitória sobre Lanús para encaminhar vaga na Sul-Americana e focar em Gre-Nais

Mais três pontos sobre o time argentino na quinta deixam o Tricolor a um empate da próxima fase da competição antes do primeiro jogo da final do Gauchão

12 de maio de 2021 - Às 09:11

O duelo de quinta-feira com o Lanús, na Arena, pode dar um mar de tranquilidade para o Grêmio na Copa Sul-Americana. Uma vitória sobre o clube argentino deixa o Tricolor a um empate da próxima fase da competição com dois jogos ainda por disputar na fase de grupos.

Atualmente, o Grêmio é o líder do Grupo H com nove pontos, contra seis do Lanús. Se vencer o confronto que novamente remonta à final da Libertadores de 2017, abre seis pontos do rival — La Equidad joga com o Aragua e pode também chegar aos seis.

Assim, com duas vitórias de vantagem ao segundo da chave, o Grêmio precisaria apenas de um ponto nas duas rodadas seguintes para efetivar a classificação.

— Estamos pensando no Lanús, é um divisor de águas para nós no campeonato, uma possível classificação. Estamos bem focados nesse jogo, trabalhando forte. Avaliamos a equipe deles para buscar o resultado — destacou o lateral-direito Vanderson.

Diego Souza passou em branco na partida na Argentina — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Diego Souza passou em branco na partida na Argentina — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Uma vitória se torna ainda mais importante pelo que a tabela reserva para o Tricolor. Depois do Lanús, o Grêmio encara o Aragua, na Venezuela, no dia 20. E La Equidad, na Colômbia, no dia 27. Duas viagens longas com dois Gre-Nais pela final do Gauchão no meio.

Os cenários para quinta

  • Se vencer: chega aos 12 pontos, contra 6 do Lanús. O La Equidad também pode chegar a 6 se vencer o Aragua. O Tricolor garantiria classificação com só mais um ponto em dois jogos.
  • Se empatar: chega aos 10 pontos e mantém três de vantagem ao Lanús, que fica com 7. Precisaria de ao menos mais uma vitória e torcer para que os argentinos não tirem um saldo de nove gols de diferença para encaminhar a classificação nos dois jogos restantes.
  • Se perder: fica com 9 pontos e vê o Lanús encostar com a mesma pontuação, mas o saldo de gols o mantém a liderança. Continuaria a depender das próprias forças para avançar.

A classificação encaminhada dá a possibilidade de Tiago Nunes eventualmente preservar jogadores dos deslocamentos mais desgastantes e focar nos clássicos decisivos. Para o Grêmio, o Brasileirão tem início marcado para o dia 30 de maio, em duelo com o Ceará fora de casa.

O Grêmio vem de cinco vitórias consecutivas sob o comando de Tiago Nunes e fez a maior goleada da história da Arena pela Sul-Americana: o 8 a 0 sobre o Aragua, na semana passada.



Veja também