Grêmio mira vaga direta para Libertadores nas rodadas finais do Brasileirão

Tricolor precisaria de mais duas vitórias em cinco jogos para garantir presença no torneio

10 de novembro de 2017 - Às 12:03
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Se depender do que ocorreu nos últimos dois anos no Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisaria de mais cinco pontos para alcançar o objetivo de ficar entre os quatro primeiros e confirmar vaga direta na Libertadores de 2018, sem depender do título deste ano para estar na competição sul-americana. Em 2015 e 2016, São Paulo e Atlético-MG, respectivamente, terminaram o Brasileirão com 61 pontos e na quarta colocação. Atualmente com 57 pontos, o Tricolor dependeria de mais duas vitórias em cinco partidas que ainda lhe restam para ficar no G-4.

Mas a projeção de outros anos mostra que nem sempre os 62 pontos são suficientes para terminar o Brasileirão entre os quatro melhores times. Em 2014, por exemplo, o Corinthians foi o quarto colocado com 69 pontos. Dois anos antes, o São Paulo somou 66 pontos. Há times que já se garantiram até com pontuação menor. É o caso do Flamengo, que em 2011 fez 61 pontos e fechou o G-4.

“Estamos em uma reta final muito boa. Isso é fruto do trabalho de todos, jogadores e comissão técnica. Chegamos no momento decisivo e precisamos mostrar a força do nosso grupo”, destaca o lateral-esquerdo Cortez. As duas vitórias em sequência no Campeonato Brasileiro levaram o Tricolor de volta à vice-liderança. No domingo, o adversário é o Vitória, no Alfredo Jaconi, outra equipe que briga para não ser rebaixada.

“O nosso time conseguiu disputar três competições em alto nível esta ano. Chegamos na semifinal da Copa do Brasil, estamos em segundo no Campeonato Brasileiro e na final da Libertadores. Isso mostra que somos fortes”, completa Cortez. Depois de enfrentar o Vitória em Caxias do Sul, o Grêmio ainda encara São Paulo (Arena), Santos (Vila Belmiro), Atlético Goianiense (Arena) e Atlético Mineiro (Belo Horizonte).



Veja também