
O Grêmio recebeu o Independiente na noite desta quarta-feira na Arena pela partida de volta da Recopa e venceu nos pênaltis por 5 a 4 após um domínio tricolor no tempo normal e também na prorrogação.
Escalação inicial: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon; Cícero, Luan, Alisson e Everton
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio iniciou a partida pressionando o Independiente, não deixando o time argentino ficar com a bola. Aos 7 minutos, Alisson deu passe para Everton que dentro da área driblou o goleiro e bateu, mas o zagueiro salvou em cima da linha. Aos 11, o Grêmio fez blitz na área argentina mas não conseguiu marcar.
O time do Independiente saiu mais para o jogo, no entanto aproveitava cada jogada para catimbar ou ganhar tempo, fazendo cera. Aos 37 minutos, Geromel deu chutão e a bola acabou aparecendo livre para Luan na área que bateu para fora, perdendo grande chance.
O jogo teve muitas jogadas fortes e foram seis cartões amarelos na etapa inicial. Além, do vermelho. Pois aos 41 minutos, o árbitro consultou o vídeo e expulsou Amorebieta por uma entrada muito dura em Luan, acertando o peito do jogador gremista com a chuteira. A etapa inicial terminou aos 48 com muita pressão sobre a arbitragem.
SEGUNDO TEMPO
O Tricolor seguia com maior posse de bola já que tinha um homem a mais em campo e buscava espaços na defesa argentina. Aos 8 minutos, Everton recebeu na entrada da área, driblou o zagueiro e na cara do gol bateu rasteiro, o goleiro defendeu com o pé.
Apesar da grande chance, o Grêmio não estava bem na partida e tinha dificuldades para chegar ao ataque mesmo com um a mais. O Tricolor tentou, teve quase 70% de posse de bola mas não conseguiu criar. A decisão terminou e foi à prorrogação.
PRORROGAÇÃO
Aos 6 minutos, após cruzamento de Maicosuel, Jael subiu mais que o zagueiro e cabeceou no travessão. Aos 9, após cruzamento na área, Jael subiu mais novamente e foi claramente deslocado, o árbitro viu o lance mas não marcou o pênalti.
Nos 15 minutos finais, o Grêmio martelou, tentou. Aos 3 minutos, Jael cobrou falta, a bola desviou e o goleiro Campana espalmou. Aos 9 minutos, o Independiente teve sua melhor chance no jogo todo. Após cobrança de escanteio, Meza apareceu completamente livre e mandou para fora, perdendo uma chance inacreditável. Aos 14, Maicosuel escapou livre e bateu cruzado, o goleiro argentino salvou mais uma vez.
PÊNALTIS
Grêmio 5 x 4 Independiente
Maicon: GOL
Cícero: GOL
Jael: GOL
Everton: GOL
Luan: GOL
Marcelo Grohe defendeu o último pênalti e deu o título ao Tricolor!