Lucas Uebel/Grêmio

As carências no Grêmio para 2020 foram identificadas. O que não significa que o clube tem pressa na busca por reforços, mesmo com a pré-temporada já iniciada nesta quinta-feira. A diretoria trabalha com cautela para definir as contratações de um lateral-direito, um volante, um meia articulador e um centroavante “camisa 9”.

Há ainda mais duas lacunas já prestes a ser preenchidas. O Tricolor está a detalhes de anunciar a contratação do lateral-esquerdo Caio Henrique por empréstimo do Atlético de Madrid e avança nas conversas com o Santos para fechar com o goleiro Vanderlei. O camisa 1 chegará para disputar posição com Paulo Victor.

Sem um vice de futebol definido, Romildo Bolzan incorpora funções e trabalha em silêncio junto com o executivo Klauss Câmara. A diretoria busca “tiros certeiros” para melhorar o grupo. Ou seja, trabalha com menor quantidade e maior qualidade.

Até o momento, apenas o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva foram anunciados de forma oficial pelo Grêmio. Ambos se apresentaram com os demais companheiros nesta quinta-feira, para o início da pré-temporada gremista.

Confira abaixo as carências do Grêmio para 2020:

Camisa nove veloz

A prioridade do Grêmio é a contratação de um centroavante com velocidade para chegar com “status de titular”. Para a vaga de 9, atualmente o Tricolor tem Luciano como dono da posição. André e Diego Tardelli devem ser negociados. O alvo da diretoria gremista é Pedro.

Pedro Fiorentina Parma — Foto: Getty Images

Pedro Fiorentina Parma — Foto: Getty Images

Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, a diretoria gremista fez uma consulta formal à Fiorentina para solicitar as condições pretendidas para tocar o negócio. O Grêmio perguntou sobre valores de dois moldes de negócio: compra definitiva e empréstimo com obrigação de compra afixada. E aguarda a resposta.

A negociação é considerada difícil e conduzida com certo pessimismo pelo clube gaúcho. Além do alto valor que envolveria negociação, o Tricolor enfrenta a concorrência do Flamengo e do Porto, de Portugal. Nesta final de semana, o empresário do jogador embarca para a Itália onde conversará com a Fiorentina. Novidades devem surgir no início da próxima semana.

Meia articulador

Com a saída de Luan para o Corinthians, o Grêmio busca outro armador para o grupo. A ideia é a contratação de um jogador para brigar por posição com Jean Pyerre, meia já recuperado de lesão.

A avaliação interna no clube é que a contratação de um meia pode demorar um pouco. Afinal, os jovens Patrick e Isaque devem iniciar o Gauchão como as principais opções. Os nomes de Carlos Sánchez, do Santos, e Raphael Veiga, do Palmeiras, foram tentados. Mas sem sucesso até aqui.

Volante de imposição física

Gregore é alvo do Grêmio para a posição — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Gregore é alvo do Grêmio para a posição — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Ainda que o modelo de jogo do Grêmio dispense um volante alto, forte e bom cabeceador, o atual elenco não conta com jogadores de tal perfil. Especialmente após a saída de Michel para o Fortaleza, definida nesta quinta-feira. Por isso, a direção gremista volta os seus olhos ao mercado e analisa um possível nome.

Destaque do Bahia, Gregore é o principal alvo do Grêmio para a posição. Não, há, porém, qualquer proposta oficial feita pelo clube gaúcho pelo jogador até o momento.

O volante contratado pelo Grêmio até o momento tem característica diferente. É considerado jogador de refino no passe, com a saída de bola como ponto forte. Além dele, o Tricolor tem como volantes: Matheus Henrique, Maicon, Darlan e Thaciano.

Lateral-direito

Victor Ferraz é a única opção do Grêmio para a lateral direita neste início de ano — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Victor Ferraz é a única opção do Grêmio para a lateral direita neste início de ano — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Grêmio ainda busca um lateral-direito para servir de opção a Renato Gaúcho nos primeiros meses do ano. Atualmente, apenas Victor Ferraz tem condições de jogo. Leonardo ainda se recupera de uma cirurgia no joelho direito e tem previsão de volta para o segundo semestre.

O Tricolor até negociou o retorno de Edilson, campeão da Libertadores pelo clube em 2017. O lateral conseguiu a liberação do Cruzeiro, mas não acertou com a diretoria, que optou por buscar outro nome no mercado.

O Grêmio se reapresentou para trabalhos nesta quina-feira. O elenco gremista volta a treinar na manhã desta sexta-feira.



Veja também